Segunda-Feira, 11 de Janeiro de 2010 @ 08:02
São Paulo – Alpha FM ganha “afiliada” clandestina no litoral
Uma rádio evangélica pirata que pode ser sintonizada na serra do mar e parte da Baixada Santista na freqüência 101.7 FM usa o nome da Alpha FM e o mesmo canal. Todos os ouvintes que desce para o litoral sintonizado na Alpha FM 101.7 de São Paulo, pelo sistema rodoviário Anchieta ou Imigrantes, ao começar a descer a Serra do Mar, o sinal da emissora oficial começa a conflitar com o da emissora clandestina.
A Alpha FM pirata tem plástica e todo sistema operacional com o nome da emissora oficial de São Paulo. Em consulta ao site da Anatel, não existe nenhuma emissora autorizada a operar na frequência 101.7 na Baixada Santista que não seja a Alpha FM da capital paulista. Sem interferência de rádios clandestinas ela pode ser sintonizada de forma satisfatória em quase todo o litoral do estado.
Pela qualidade do sinal a rádio deve estar instalada de forma irregular na cidade de Cubatão, São Vicente ou Praia Grande. Pela programação veiculada, a rádio pirata é aparentemente ligada a igreja Assembléia de Deus.
Os ouvintes que souberem onde localizam e funcionam rádios clandestinas devem imediatamente denunciar para os órgãos competentes pelo telefone 133. As rádios piratas interferem na comunicação entre aeronaves, ambulância, polícia, emissoras legalizadas, televisões, telefones fixos, celulares, internet, entre outros serviços de radiofrequência.
Clique aqui e veja o dial do litoral de São Paulo
César Porto é jornalista e radialista. Iniciou sua carreira em São Paulo com passagem pela rádio Iguatemi AM da Rede Mundial, entre outras FMs da capital. Atualmente est? na Minas FM 91.5 do Sul de Minas Gerais. Participa da equipe do Tudo Rádio.com desde 2008.