Quinta-Feira, 25 de Julho de 2024 @ 07:04
São Paulo - Estação já concluiu seu processo de migração AM-FM, operando em 76.7 FM desde 2023; transmissão original foi iniciada em 1944
Mais uma tradicional frequência de rádio AM de São Paulo encerrará sua operação no próximo mês: trata-se da AM 620 do Grupo Jovem Pan, conhecida pela sua trajetória como Jovem Pan AM, que tem previsão de desligamento para o próximo dia 15. A estação, originada como Rádio Panamericana, já concluiu seu processo de migração do AM para o FM, com operação em 76.7 FM iniciada em abril de 2023. Desde setembro passado, o canal está atuando apenas como uma repetição da Classic Pan FM 76.7, de formato adulto-contemporâneo.
A confirmação da informação feita pelo tudoradio.com junto ao Grupo Jovem Pan amplia as atenções para a faixa AM de São Paulo no mês de agosto. No início desta semana, o Grupo Bandeirantes de Comunicação anunciou publicamente que irá desligar sua tradicional AM 840 no próximo dia 5, marcando também a conclusão da migração AM-FM da Rádio Bandeirantes para o canal 86.3 FM, ativo oficialmente desde o ano passado.
No caso da Jovem Pan, a 620 AM encerrou no dia 7 de setembro do ano passado sua extensa trajetória como rádio de jornalismo em São Paulo, quando a Jovem Pan News foi substituída pela Classic Pan. Na ocasião, o novo projeto de formato adulto-contemporâneo do Grupo Jovem Pan foi acomodado em 76.7 FM e a 620 AM, que é a origem da nova FM, precisa obrigatoriamente seguir a mesma programação veiculada em FM.
Sobre a migração AM-FM, é importante lembrar que a Jovem Pan AM foi pioneira ao testar a faixa estendida de FM entre 2014 e 2015, bem antes da liberação do uso da nova parte do dial, que ocorreu somente em 2021. Na época, a transmissão científica da Jovem Pan foi realizada em 84.7 FM, demonstrando a boa cobertura de sinal da nova faixa e a ausência de interferências em outros serviços de radiofrequência.
A AM 620 foi inaugurada no ar como Rádio Panamericana em 3 de maio de 1944 e o nome fantasia Jovem Pan surgiu depois, em 1965, já sob o comando de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta. Em 2013, a marca evoluiu no ar para a criação da Jovem Pan News (rede, AM 620 e em parte da grade da 100.9 FM de São Paulo) e, posteriormente, o nome Jovem Pan passou a abraçar todo o ecossistema do grupo, que na área de comunicação envolve portal Jovem Pan, plataforma PanFlix, Rede Jovem Pan FM, Rede Jovem Pan News e a TV Jovem Pan News.
Anuncio sobre a chegada da 620 ao dial, em 1944, no jornal Folha de S.Paulo / colaboração de Maurício Viel
Até 2023, a AM 620 de São Paulo era a estação de rádio AM de maior alcance de ouvintes únicos do Brasil, com mais de 700 mil, segundo a Kantar IBOPE Media. Com a criação da Classic Pan, o grupo conseguiu rapidamente tornar a frequência FM 76.7 conhecida em São Paulo e concentrar o conteúdo jornalístico em boa parte da grade da 100.9 FM e em seus canais digitais, onde a marca Jovem Pan é reconhecida como um dos maiores grupos de comunicação da América Latina.
Em 2022, ano em que comemorou 80 anos, já que a história da Jovem Pan foi iniciada em 1942, o Grupo Jovem Pan lançou um portal especial com destaque para sua trajetória, materiais que estão disponíveis no endereço https://jovempan.com.br/jp80anos .
O tudoradio.com seguirá acompanhando esse processo de mudanças do dial AM de São Paulo.
Relacionadas:
> Classic Pan FM estreia à meia-noite desta quinta-feira (7) no dial de São Paulo
> Jovem Pan News FM 76.7 estreia em São Paulo após migração da tradicional Jovem Pan AM 620
> Grupo Jovem Pan lança campanha dos 80 anos da marca Jovem Pan
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.