Quinta-Feira, 29 de Agosto de 2024 @ 13:04
São Paulo - Novo modelo deve impulsionar as vendas de dispositivos Echo durante o período natalino
Em um momento em que o uso de caixas de som inteligentes se estabiliza após o aumento durante a pandemia, a Amazon está fazendo preparativos para divulgar uma versão significativamente aprimorada de seu assistente de voz Alexa, programada para ser lançada em outubro. Com codinomes “Banyan” e “Remarkable Alexa”, o novo modelo deve impulsionar as vendas de dispositivos Echo durante o período natalino. O assunto já foi abordado pelo tudoradio.com em junho deste ano.
As caixas de som inteligentes Echo se tornaram uma plataforma essencial para a transmissão de rádio AM/FM dentro de residências, especialmente em meio à queda da posse de rádios tradicionais. Dados do relatório Audioscape 2023 da Cumulus Media indicam que 40% dos proprietários de alto-falantes inteligentes não possuem mais um rádio tradicional em casa, um aumento significativo em comparação com 2018. O uso das caixas de som inteligentes para streaming de AM/FM também cresceu de 23% em 2021 para 26% em 2023.
Segundo a Amazon, a nova versão do Alexa apresentará capacidades avançadas de inteligência artificial, incluindo resumos personalizados de notícias e habilidades conversacionais aprimoradas, além de ferramentas avançadas de compras. No entanto, o acesso a esses recursos exigirá uma assinatura paga, cujo custo poderá chegar a US$ 10 por mês.
Segundo informações de publicações especializadas, a Amazon vem registrando déficit com seu negócio de dispositivos, que somam dezenas de bilhões de dólares. Com isso, a empresa aposta na promoção agressiva dos novos alto-falantes inteligentes como uma oportunidade para as estações de rádio aprimorarem suas interações com o Alexa e promoverem o uso desses dispositivos para audição doméstica.
A mídia especializada ainda indica que, apesar das novas funcionalidades prometidas, alguns funcionários da Amazon expressaram ceticismo sobre a disposição dos consumidores em pagar por um serviço que atualmente é gratuito. Isso tem sido constantemente discutido na empresa norte-americana, que tenta tornar o produto algo rentável e não dependente apenas da venda de dispositivos. Além disso, a empresa enfrenta desafios técnicos, como a ocorrência de “alucinações” da IA, que podem produzir informações falsas ou enganosas.
Em relação ao uso de rádio nessas caixas, no Brasil, o próprio tudoradio.com conta com um agregador de rádios que prioriza o acesso rápido a emissora favorita do ouvinte. Para isso, basta usar o comando "Abrir tudoradio". No primeiro acesso haverá uma rápida orientação para a execução da rádio. A partir do segundo, a skill já executa a emissora ouvida anteriormente.
+ Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras
Capa da skill do tudoradio.com na Amazon Alexa, função ligada ao agregador de rádios ao vivo do portal
Recomendamos:
> Alexa em alta: uso da smart speaker da Amazon no Brasil cresce 50% em 2023
> Amazon apresenta nova assistente de voz Alexa alimentada por IA
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.