Quinta-Feira, 26 de Setembro de 2024 @ 15:16
São Paulo – Assunto voltou ao noticiário devido a uma informação do colunista Flávio Ricco no portal R7
A Transamérica FM 100.1 de São Paulo não confirmou a informação veiculada nesta quinta-feira (26) pelo jornalista Flávio Ricco, em sua coluna no R7, de que a emissora estaria sendo vendida. De acordo com as informações que foram apuradas pela redação do tudoradio.com, a direção da rádio, o assunto é tratado de forma interna como “boato” e que a operação segue normalmente no dial paulistano. O tema vem na esteira de outros acontecimentos, como a saída da marca em Salvador, ocorrida no começo de agosto.
A informação publicada por Flávio Ricco diz que “Fontes do mercado anunciam que nos próximos dias deve ser anunciada a venda da Rádio Transamérica. Tudo leva a crer que será uma transição tranquila. Segundo se informa, está por detalhes”. A notícia causou grande comoção em grupos de profissionais e entusiastas do rádio nas redes sociais. Procurada pelo tudoradio.com, a emissora não confirmou a informação.
Recentemente, a Rede Transamérica deixou de operar em 100.1 FM de Salvador, em uma negociação envolvendo um grupo formado pelos empresários Ricardo Luzbel (responsável pelo site Bahia Notícias), Ana Coelho, que é CEO do Grupo Aratu (conglomerado de comunicação responsável pelo SBT na Bahia) e Léo Góes. O negócio também foi envolto a grande repercussão em seu trâmite, até a confirmação pelos empresários baianos em julho.
Com a venda, a rede deixou de transmitir sua programação no dial soteropolitano, frequência que passou a ser ocupada pela Rede Antena 1, liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo. O fato é histórico para o FM da capital baiana, pois possui uma série de simbolismos nessa mudança. A Transamérica de Salvador foi uma das estações próprias da Rede Transamérica, ou seja, a saída da marca do canal foi uma mudança importante na trajetória da 100.1 FM e também da rede que a controlava. A estação foi inaugurada em 29 de maio de 1980 e teve seu encerramento em 16 de agosto deste ano.
O mercado de rádio entendeu que a saída da Transamérica na capital baiana poderia indicar um possível processo de desmobilização da formação da rede própria da marca, processo esse reforçado pelas publicações realizadas por colunistas nesta quinta-feira (26).
Maceió não integra mais a rede
Outra informação apurada pelo tudoradio.com nesta quinta-feira (26) é que a FM 102.7 de Maceió (AL) não integra mais a Transamérica. Segundo informações extra-oficiais, a afiliada teria sido desligada pela rede, inclusive com a estação não constando mais na lista de estações da Rede Transamérica. Segundo relatos de ouvintes, a 102.7 FM está fora do ar na capital alagoana há pelo menos um mês.
A afiliada estava no ar desde dezembro de 2022. Antes, a estação alagoana ficou conhecida pela sua longa trajetória como Jovem Pan FM. Entre 27 de outubro de 1995 e 18 de abril de 2022, a 102.7 FM operou como "Jovem Pan FM Maceió". Após o encerramento do vínculo com a rede paulista, a estação manteve o perfil jovem/pop, mas sem adotar um nome fantasia definitivo, apenas indicando a frequência 102.7 FM, até confirmar afiliação com a Transamérica em dezembro de 2022.