Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024 @ 13:04
Recife - Áudio digital, força no dial, desafios regulatórios e a importância do conteúdo estão em debate; Feira de serviços conta com marcas de referência do setor
O Fala Norte Nordeste 2024 teve grande público nos dois primeiros dias de realização, com intensa movimentação entre as salas de palestras e a feira de serviços. A convergência entre o dial e o digital esteve no centro das discussões nos painéis. O evento coincidiu com o aniversário de 62 anos da ABERT, comemorado junto com o congresso organizado pela ASSERPE, em Recife.
A manhã desta quarta-feira (27) marcou a abertura oficial do Fala Norte Nordeste e o início da feira de serviços. Em seu discurso, Nill Júnior, presidente da ASSERPE, destacou o esforço da associação para promover a união dos radiodifusores da região e a troca de experiências com profissionais de todo o país. Nill também enfatizou a relevância das rádios do interior para suas comunidades. O público demonstrou grande interesse pela programação e pelo porte do evento.
Nill Júnior em sua fala, na abertura do Fala Norte Nordeste 2024 / crédito: tudoradio.com
Entre os destaques esteve o painel sobre agenda regulatória, desinformação e inteligência artificial, com participações de Flávio Lara Resende (ABERT), Cristiano Lobato Flôres (ABERT) e Paulo Tonet Camargo (AIR). Foram discutidos o futuro da radiodifusão, a convergência tecnológica e os desafios enfrentados pelo setor diante da assimetria regulatória em relação às empresas de tecnologia.
Na tarde do primeiro dia, aconteceu o painel “O rádio e sua evolução”, moderado por Daniel Starck (tudoradio.com) e com Natuza Nery (GloboNews e G1) e Henrique do Valle (Reel World / Music Nation). Eles abordaram o avanço do áudio nos ambientes digital e dial, estratégias para atrair o público jovem sem perder relevância em outras faixas etárias, a curadoria de conteúdo jornalístico e de entretenimento, o consumo de rádio no mercado internacional e a importância dos cuidados artísticos, editoriais e técnicos. Com sala cheia, o painel foi aberto para perguntas dos participantes.
Henrique do Valle, Daniel Starck e Natuza Nery em painel do Fala Norte Nordeste / crédito: ASSERPE
O último painel do primeiro dia tratou da evolução do streaming nas transmissões esportivas. Com mediação de Aroldo Costa (Rádio Jornal), Marcelo Paz (Fortaleza FC) e Léo Medrado (CBN Recife) discutiram o impacto do digital e o papel essencial da radiodifusão nas transmissões esportivas.
Feira de Serviços
A feira de serviços, localizada no Recife Expocenter, reúne empresas de todo o país, como Sinteck Next, Dario Produções, Loopert, Talk Rádio, Access, Planeta do Rádio, entre outras. A Rede Metropolitana FM Brasil também apoia o Fala Norte Nordeste 2024, com seu conteúdo transmitido no sistema de som do congresso e da feira.
O Fala Norte Nordeste segue até amanhã (29), com o tema “Capital Humano x Inteligência Artificial: o futuro da comunicação”, reunindo empresários, profissionais de rádio e TV, além de representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel.
Veja também:
> Fala Norte Nordeste 2024 discute o futuro da comunicação no Brasil
> Fala Norte Nordeste 2024: programação reúne debates sobre radiodifusão, tecnologia e tendências do setor
> Fala Norte Nordeste será realizado pela ASSERPE no Recife (PE) no final de novembro
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.