Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 25 de Abril de 2025 @ 06:48

Líder no Extended Radio, Antena 1 tem mais de 68% de seu alcance originado no digital; média do universo é de 32,5%

São Paulo – Rádio Itatiaia, segunda no ranking FM do Extended Radio, também está acima de 60% no alcance digital

Publicidade

Um dos termômetros possíveis para acompanhar o avanço do consumo de rádio via streaming é a plataforma Extended Radio, da Kantar IBOPE Media. Com 56 das maiores emissoras do país monitoradas nesse ambiente, é possível mapear o peso do áudio digital ao vivo para as estações brasileiras — tema que, inclusive, ganhou destaque no NAB Show 2025 como uma possível direção para o futuro do rádio em escala global. No cenário local, a média de escuta ainda é de 67,6% via radiofrequência terrestre, com 32,5% já originados no digital. No entanto, entre as líderes nesse tipo de medição, a proporção se inverteu: o streaming representa mais de 60% do alcance, além de ampliar de forma significativa os números consolidados dessas emissoras. Acompanhe os dados, que são relativos a março de 2025:

 

A Antena 1 FM 94.7 de São Paulo é um exemplo expressivo desse avanço digital. Líder na plataforma, a emissora apresenta a seguinte divisão: 68,6% do seu alcance vem do streaming de áudio, enquanto 32,9% é originado do dial terrestre — ou seja, o oposto da média geral do universo aferido. Importante destacar que a Antena 1 não perdeu ouvintes no FM, onde tem registrado crescimento constante e figura entre os dez maiores alcances da amostragem. O que inverteu a relação entre digital e terrestre foi justamente o aumento progressivo da audiência online.

+ No streaming ou no dial, a qualidade do som influencia se o ouvinte fica

Para ilustrar esse cenário, basta observar os números: segundo a Extended Radio, a Antena 1 conta com 1,8 milhão de ouvintes no terrestre e 3,75 milhões no digital estendido. A plataforma, que elimina duplicidades entre os dois formatos, aponta que a emissora possui hoje 5,47 milhões de ouvintes no chamado “alcance consolidado”. Os dados são de março deste ano e relativos ao total de ouvintes das 05h-00h. Em resumo: o crescimento no digital impulsionou de forma significativa o universo total de ouvintes da Antena 1.

A mesma lógica se aplica à Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte, que aparece isolada como vice-líder na medição. A proporção entre digital e terrestre também se inverte em relação à média do mercado, com a emissora mineira registrando 36,6% do alcance via dial e 65,6% no digital. Neste caso, a rádio de perfil jornalístico e esportivo contabiliza 1,7 milhão de ouvintes no terrestre e 3,05 milhões no streaming, alcançando um total de 4,65 milhões, conforme os dados do Extended Radio. Fica claro que a Itatiaia conseguiu, por meio do digital, extrapolar os limites impostos pela cobertura do FM, uma vez que seu alcance consolidado se aproxima do total de residentes na área de atuação de seu sinal terrestre.

+ Líder no Extended Radio, Antena 1 teve avanço de 387% no digital em menos de dois anos

32,5% no digital já é bastante

Mesmo a média geral de 32,5% de alcance oriundo do digital já é altamente expressiva para o meio, especialmente considerando que mercados globais costumam registrar em torno de 20% no streaming. Cabe aqui um destaque para as rádios de São Paulo: boa parte das estações presentes no Extended Radio está acima ou próximas dessa média. Isso reflete o investimento feito nos últimos anos pelas emissoras paulistanas em suas plataformas digitais, com retorno visível. Muitas delas já superam a marca de 400 mil ouvintes online, e diversas ultrapassam meio milhão — uma audiência significativa e representativa.

Outras emissoras que estão acima da média geral são: CBN FM 90.5 (46,5% de alcance no digital), Kiss FM 92.5 (45,8%), Rádio Bandeirantes FM 90.9 / FM 86.3 (42,3%), BandNews FM 96.9 (35,2%) e Metropolitana FM 98.5 (34%). O destaque conta com outras estações de São Paulo que estão na média ou próximas dela.

+ NAB Show 2025: Receita digital das rádios cresce e já representa quase um quarto do faturamento total nos EUA

O cálculo do share feito pelo tudoradio.com

Uma dúvida comum ao analisar os dados do Extended Radio, da Kantar IBOPE Media, é o motivo pelo qual a soma dos percentuais de audiência terrestre (FM) e digital pode ultrapassar 100%. Isso ocorre porque, nos dados brutos, um mesmo ouvinte pode ser contabilizado duas vezes — uma pelo consumo no dial FM e outra pelo acesso via streaming. Para corrigir essa distorção, a plataforma inclui o campo “alcance consolidado”, que elimina essas duplicidades e permite estimar com mais precisão a proporção real de consumo entre os dois formatos. 

A partir dessa base, o tudoradio.com estimou uma média geral entre as 22 principais emissoras com dados disponíveis: 67,6% da audiência vem do FM e 32,5% do digital. Para estimar a participação real de cada plataforma no total de ouvintes de uma emissora, foi considerada a seguinte fórmula: % Terrestre = ouvintes no FM ÷ alcance consolidado × 100 e % Digital = ouvintes no digital ÷ alcance consolidado × 100.

O “alcance consolidado” representa o total de pessoas únicas alcançadas, eliminando duplicidades entre plataformas. Com isso, os percentuais calculados refletem com maior precisão o comportamento real de escuta do público. É por esse motivo que a soma bruta de FM + digital pode superar 100%, mas, com o uso do consolidado, esse efeito é corrigido.

O Extended Radio

O Extended Radio contempla um universo de 56 emissoras assinantes — ou seja, estações que participam, de forma paga, tanto da pesquisa regular da Kantar IBOPE Media quanto desta plataforma adicional, considerada uma inovação pelo mercado. O sistema organiza emissoras de diferentes praças em um ranking geral, além de oferecer dados específicos sobre o comportamento de consumo. É uma ferramenta fundamental para mensurar o desempenho das rádios no ambiente digital, permitindo uma melhor compreensão da expansão do áudio em streaming no Brasil.

Lançada no segundo semestre de 2021, a plataforma conta com uma interface simples e online, que permite a análise integrada dos dados de consumo tradicional e digital, a visualização do número total de ouvintes, do tempo médio por faixa horária, além de possibilitar a comparação direta com concorrentes. O número de rádios aferidas está em nível elevado: atualmente são 56 emissoras, número que chegou a 60 no fim de 2024. Para efeito de comparação, eram 5 no final de 2023, e apenas 35 no primeiro semestre do mesmo ano.

Relacionadas:
> Áudio digital e inteligência artificial: principais lições da NAB Show 2025 nos Estados Unidos
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras
> Extended: No geral, digital/streaming agrega 54% de alcance ao dial
> Metade das FMs de São Paulo mantém grade normal no streaming durante propaganda eleitoral no dial
> No geral, pesquisas sobre rádio no Google subiram 525% na última semana do primeiro turno das eleições 2024


ilustracão / tudoradio.com

Tags: Streaming, rádio, avanço, tendências, mercado, consumo, audiência, alcance

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.