Sexta-Feira, 09 de Maio de 2025 @ 11:27
São Paulo - Análise da Katz a partir de dados da Nielsen Scarborough indica que ouvintes impactados pela publicidade no rádio são mais engajados e propensos ao consumo
Um levantamento recente conduzido pela Katz, com base em dados da Nielsen Scarborough, revelou que os anúncios veiculados no rádio têm se destacado por sua capacidade de gerar ações entre os consumidores. A análise mostra que um a cada quatro adultos que tomaram alguma atitude motivada por publicidade nos últimos três meses, o fizeram a partir de uma inserção no rádio.
De acordo com o estudo, essas ações incluem desde recomendações a outras pessoas e interações nas redes sociais até visitas a sites, lojas físicas e compras efetivas. O destaque fica por conta do perfil desses ouvintes: os consumidores influenciados por anúncios de rádio apresentaram maior propensão a gastar em diversas categorias, superando inclusive o comportamento de outros adultos também impactados por publicidade em diferentes meios.
O relatório aponta que esse grupo tem 68% mais probabilidade de se envolver com apostas esportivas em comparação ao adulto médio, um índice 56 pontos superior ao observado entre consumidores influenciados por anúncios de forma geral. No setor automotivo, há 19% mais probabilidade de estarem no mercado por um carro de luxo, frente a apenas 4% do índice registrado entre o público impactado por outros canais.
No varejo, o padrão se repete: consumidores impactados pelo rádio têm 15% mais chance de adquirir consoles de videogame, enquanto o grupo geral de influenciados por publicidade apresenta desempenho inferior à média (-2%).
A análise reforça o potencial da publicidade no rádio em impactar decisões de marca e aponta o meio como uma das ferramentas mais eficazes para alcançar públicos com alto potencial de consumo. Segundo a Katz, o rádio segue sendo um canal de alcance massivo e influência diária, sendo estratégico para campanhas voltadas a resultados concretos.
Leituras relacionadas:
> Publicidade no rádio e no áudio digital impulsiona lançamentos de filmes e streaming, revela estudo
> Rádio se consolida como canal preferido dos consumidores de alto padrão e grandes compradores
> Estudo da Audacy revela que anúncios lidos por comunicadores em rádio aumentam intenção de compra em 67%
> Publicidade no rádio: anúncios criativos geram 5 vezes mais impacto do que os convencionais
> Para crescimento em receitas de publicidade local, equipes de rádio precisam vender on e offline
> Rádio tem ampla liderança no tempo dedicado ao consumo de áudio com anúncios
> RDS vira novidade tecnológica devido à evolução dos receptores; rádios precisam ficar atentas às mudanças
> Rádio é mensurável e, quando bem executado, entrega resultados para a publicidade, indica Nielsen
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Ilustração / tudoradio.com
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.