Tudo Rádio
ÚLTIMAS DA
REDAÇÃO
NotíciaEquipe de jornalismo tudoradio.com

A Arte da Voz, livro de Henrique do Valle, destaca o poder da comunicação falada e ganha espaço no mercado editorial

A Arte da Voz, livro de Henrique do Valle, destaca o poder da comunicação falada e ganha espaço no mercado editorial

Obra tem foco na formação de novos comunicadores e valoriza o uso consciente da voz, ganhando destaque no meio radiofônico


Lançado oficialmente em novembro passado, inclusive com apresentação durante o Fala Norte Nordeste 2024, o livro A Arte da Voz, do locutor e especialista em comunicação Henrique Do Valle, chega ao mercado editorial com a proposta de destacar a importância da voz como ferramenta de conexão, expressão e persuasão. Com acabamento visual que remete a um livro de fotos, a obra combina conteúdo técnico com uma apresentação estética considerada envolvente. O título está disponível para compra em plataformas como a Amazon.

adstexto

Voltado a profissionais da área, como locutores, comunicadores, professores e estudantes, o livro se apresenta como um guia prático sobre o uso eficiente e consciente da fala. Ao longo das páginas, Henrique Do Valle explora técnicas avançadas de locução, estratégias de storytelling e orientações para o desenvolvimento de aspectos como dicção, ritmo, entonação e controle emocional.

Além do conteúdo técnico, o autor compartilha experiências pessoais e exercícios práticos, com foco na construção da consciência vocal e na adaptação da fala a diferentes públicos e plataformas — habilidade considerada essencial na era digital. A obra também conta com citações de profissionais reconhecidos do rádio brasileiro, incluindo nomes de São Paulo e de outras regiões do país.

“A minha intenção foi justamente trazer esses 40 anos de experiência que eu tenho para essa moçada mais nova, principalmente aqueles que estão usando o YouTube, que estão nas mídias sociais, que são os influencers, mas que precisam de uma ajuda para se comunicar de forma melhor e poder influenciar as pessoas (...). Resolvi trazer nesse livro as minhas experiências, as técnicas de locução, a nossa responsabilidade na frente de um microfone, dicas de equipamentos (...), além das minhas histórias nas rádios que trabalhei no Brasil e nos Estados Unidos”, declara Henrique Do Valle.

“Acho que está agora na hora de eu poder contribuir um pouquinho e dar um pouco de informação para essa moçada que está começando e mostrar que a nossa indústria é forte e precisa de novos comunicadores (...). Tem que ter uma certa preparação para sentar atrás de um microfone ou de uma câmera e começar a distribuir conteúdo.”

Outro ponto relevante da obra é a discussão sobre a responsabilidade social da voz. Do Valle propõe uma reflexão ética sobre o impacto das palavras no ouvinte e o papel transformador da comunicação falada na sociedade.

Mais do que um manual técnico, A Arte da Voz se apresenta como um convite à descoberta da identidade vocal e ao aprimoramento da comunicação expressiva, sendo indicado tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes em busca de renovação.

O livro pode ser adquirido pela Amazon, a partir de R$49,90. Clique aqui para conferir a obra na loja.


Capa do livro de Henrique do Valle

Compartilhar:
Equipe de jornalismo tudoradio.com

Equipe de jornalismo tudoradio.com

Este conteúdo foi produzido pela equipe de jornalismo do tudoradio.com, especializada na cobertura do setor de rádio e radiodifusão. A supervisão editorial é de:

  • Carlos Massaro – Editor responsável, jornalista com mais de 20 anos de experiência em comunicação e radiodifusão. LinkedIn
  • Daniel Starck – Diretor de jornalismo e fundador do portal, com atuação no setor desde 2004. LinkedIn

A redação atua com independência, precisão e foco na atualização constante do meio.

Leia também