Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 31 de Julho de 2025 @ 11:29

Rádio mantém liderança entre plataformas de áudio com publicidade, aponta novo estudo

São Paulo - Estudo da Nielsen e Edison Research mostra que o rádio representa a maior fatia do consumo de áudio com anúncios nos Estados Unidos, superando podcasts e serviços de streaming

Publicidade

O rádio segue como o principal meio de áudio com suporte publicitário nos Estados Unidos. É o que mostra a nova edição do The Record, relatório trimestral elaborado pela Nielsen em parceria com a Edison Research, com dados referentes ao segundo trimestre de 2025. Segundo o levantamento, 64% do tempo diário dedicado ao áudio com publicidade foi direcionado ao rádio, número que o posiciona muito à frente de outras plataformas como podcasts (19%) e serviços de streaming (14%).

No total, o consumo de áudio nos EUA, considerando tanto plataformas com quanto sem anúncios, alcançou a média de 3 horas e 50 minutos por dia no segundo trimestre. Dentro desse tempo, o conteúdo com suporte publicitário respondeu por 64% da audiência, cenário semelhante ao observado na televisão, onde 74% do tempo foi dedicado a canais com inserções comerciais.

O destaque do rádio como protagonista no consumo de áudio publicitário é ainda mais expressivo entre ouvintes com mais de 35 anos, faixa etária na qual o meio representa 71% do tempo diário de escuta. Entre os mais jovens, de 18 a 34 anos, o índice também é relevante, ficando em 45%. Já os podcasts têm maior penetração entre os ouvintes mais jovens, com 32% do tempo de consumo, contra 15% na faixa acima dos 35.

Além de apresentar o panorama geral do consumo de áudio, o The Record também destaca o desempenho dos principais formatos de rádio AM/FM nos Estados Unidos, detalhando a audiência por faixa etária, perfil demográfico e plataforma (FM/AM tradicional ou streaming das emissoras).

Outro ponto abordado pelo relatório é o impacto do rádio no retorno sobre investimento (ROI) publicitário. De acordo com dados complementares da pesquisa Nielsen Global Compass Benchmarks e do Global Annual Marketing Survey, o rádio ocupa a segunda colocação entre os meios com maior ROI global — ficando atrás apenas das redes sociais. Ainda assim, o relatório alerta que o meio continua subvalorizado por parte dos anunciantes, devido a percepções desatualizadas.

O estudo reforça que o rádio mantém uma audiência robusta e relevante, sendo peça fundamental no mix de mídia das marcas, especialmente para campanhas com foco em alcance e frequência entre diferentes perfis demográficos.


Rádio lidera entre maiores de 35 anos com 71% da audiência de áudio com anúncios - Fonte: Edison Research

Relacionadas:
> Rádio AM/FM domina a escuta nos EUA e recupera participação no carro
> Dados reforçam a força do rádio no alcance, audiência e retorno sobre investimento publicitário
> Streaming do rádio AM/FM supera Spotify e Pandora em audiência com anúncios
> Share of Ear revela domínio do rádio AM/FM no consumo de áudio nos EUA
> Áudio com publicidade concentra a maior parte do tempo de escuta nos Estados Unidos, aponta Edison Research
> Rádio AM/FM mantém liderança nos EUA e é principal fonte de áudio em carros
> Rádio amplia sua presença no digital e mira receita de US$ 11 bilhões até 2030 nos EUA
> Pesquisa aponta fadiga com serviços pagos de streaming e amplia interesse pelo rádio tradicional

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Edison Research 

Tags: rádio nos EUA, consumo de áudio, Edison Research, Nielsen, publicidade em rádio, Share of Ear, áudio digital

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.