Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025 @ 13:18
São Paulo - Pesquisa aponta que rádio AM/FM e podcasts superam plataformas digitais em conversão e engajamento, reforçando potencial publicitário do áudio.
Um levantamento da Sounds Profitable, em parceria com a Signal Hill Insights, indica que o rádio AM/FM e os podcasts se destacam entre as mídias com anúncios, superando plataformas digitais como TikTok, Facebook e YouTube em métricas de engajamento e conversão. O estudo, intitulado The Advertising Landscape: Driving to Action, ouviu 5.005 adultos nos Estados Unidos entre janeiro e fevereiro deste ano, todos usuários de pelo menos um meio com suporte publicitário.
Desempenho superior em conversões imediatas
Segundo a pesquisa, 7% dos entrevistados relataram ter realizado uma compra imediata após ouvir um anúncio no rádio AM/FM nos últimos seis meses. O índice é maior que o registrado por Facebook (4%), TikTok (5%) e TV aberta ou a cabo (4%). Já os podcasts lideraram esse quesito: 22% dos ouvintes frequentes afirmaram ter comprado um produto ou serviço logo após ouvir um anúncio no formato.
+ Rádio mantém alta efetividade publicitária e se destaca em confiança, aponta pesquisa internacional
Impulso para pesquisas e interações
O rádio AM/FM também figura entre os primeiros colocados quando o assunto é motivar a busca por mais informações sobre uma marca. Seis por cento dos ouvintes afirmaram ter pesquisado sobre um anunciante após ouvir a mensagem, ficando atrás apenas dos podcasts (27%) e à frente da televisão (5%) e das plataformas de música gratuita com anúncios (4%). O AM/FM ainda empatou na sexta posição com o TikTok ao estimular visitas a páginas de marcas nas redes sociais.
Sinergia entre rádio e podcasts
Entre usuários de podcasts que relataram uma compra recente motivada por anúncio, 22% citaram o próprio formato, atrás das redes sociais (23%). O rádio tradicional e a internet/web empataram com 17%, seguidos pela televisão (16%), sinalizando espaço para ações publicitárias integradas entre os dois meios de áudio.
O que faz um anúncio ser eficaz
Os principais motivos apontados pelos participantes para a eficácia das campanhas incluem sensibilidade a preço (11%), necessidades e preferências pessoais (10%) e influência geral da publicidade (10%). Atração visual e valor de entretenimento foram citados por 9% cada, enquanto qualidade do produto, confiança na marca e apelos ligados à alimentação aparecem mais abaixo.
Curiosidade registrada
O estudo também observou que 2% dos respondentes afirmaram ter tirado foto de um anúncio ouvido no “rádio tradicional”, sugerindo que recursos visuais embarcados nas transmissões (como em veículos) podem potencializar a ação do público — índice que iguala plataformas como Reddit, X, jogos mobile e streaming de música gratuita.
Relacionadas:
> Estudo aponta que 91% dos motoristas confiam no rádio local para notícias urgentes
> Pesquisa aponta fadiga com serviços pagos de streaming e amplia interesse pelo rádio tradicional
> Áudio com publicidade concentra a maior parte do tempo de escuta nos Estados Unidos, aponta Edison Research
> Com alta nos custos e concorrência global, rádio reforça posição estratégica no marketing automotivo
> Pesquisa mostra que ouvintes priorizam comunicadores, mantêm escuta diária e valorizam atuação local do rádio
> Estudo aponta que anúncios de rádio motivam ações e atraem consumidores mais valiosos para marcas
> Áudio digital e inteligência artificial: principais lições da NAB Show 2025 nos Estados Unidos
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras
> Rádio se consolida como canal preferido dos consumidores de alto padrão e grandes compradores
> Receita digital das rádios cresce e já representa quase um quarto do faturamento total nos EUA
Imagem: Tudoradio.com
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do Radio Ink