Quinta-Feira, 09 de Outubro de 2025 @ 06:41
São Paulo - Antena 1, Massa FM, Jovem Pan News, Metropolitana FM, Classic Pan, Band FM, Nativa FM, Maravilha FM, entre outras, estão entre as estreias programadas e movimentações recentes
Com uma maior oferta de canais, o crescimento da concorrência entre emissoras e também com outros formatos de mídia, algo que se consolidou no país nos últimos anos foi o avanço das redes nacionais e também das regionais. E, principalmente a partir do ano passado, esse ritmo de expansão das marcas foi acelerado. Para se ter uma ideia, neste segundo semestre de 2025 ainda estão previstas estreias em redes como Antena 1, Massa FM, Jovem Pan FM, Metropolitana FM, Classic Pan, Band FM, Nativa FM, Maravilha FM, entre outros projetos. Mudanças como o surgimento da TMC no lugar da Transamérica também podem ampliar as modificações nos dials de diferentes regiões.
Neste ano tem chamado a atenção o ritmo de expansão de redes como a Massa FM e as três do Grupo Jovem Pan. A primeira, de formato popular/sertanejo, já promoveu onze estreias nestes dez meses de 2025, com inaugurações em praças de diferentes portes, como grandes capitais, cidades-polo do interior e também pequenos municípios. Nesta lista da Massa FM estão mercados como Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS) e Joinville (SC). A marca também tem mais duas estreias já confirmadas para este ano, chegando a Itapetininga (SP) e também Panambi (RS). A inauguração mais recente foi em Paragominas (PA).
Já a Jovem Pan FM (jovem/pop), maior rede nacional em FM do país, engatou um ritmo consistente de afiliações em 2025, que também envolveu praças de grande porte, apesar de já contar com uma rede consolidada em grandes mercados. A marca inaugurou afiliadas como Belém (PA) e Uberlândia (MG). O Grupo Jovem Pan, responsável pela rede, está expandindo as três marcas que controla, com a Jovem Pan News (jornalismo/esportes) apresentando mais estreias em 2025 e a recém-criada Classic Pan (adulto-contemporâneo) já atuando em quatro mercados importantes, como Belo Horizonte (MG), Sorocaba (SP), Joinville (SC) e Araraquara (SP). As três redes da Jovem Pan possuem novas estreias previstas ainda para este ano.
Outra rede que também tem chamado a atenção é a Antena 1. Com foco principal em mercados de médio e grande porte, a marca de formato adulto-contemporâneo já adicionou quatro novas emissoras à sua rede, incluindo grandes mercados como Rio de Janeiro (que unificou a atuação com a rede), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO). A Antena 1 também chegou a São Mateus (ES) e deve inaugurar, nas próximas semanas, emissoras em Juiz de Fora (MG) e também na Serra Gaúcha (Bento Gonçalves).
Vinda de duas estreias importantes no primeiro semestre, que envolveram estações próprias no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, a Band FM também teve adições relevantes em sua rede de afiliadas, como Santos (SP), Ji-Paraná (RO), Três Lagoas (MS) e Cataguases (MG). O Grupo Bandeirantes de Comunicação também tem expandido suas outras redes, com destaque para a implantação da emissora própria Rádio Bandeirantes FM 89.9 de Brasília (DF) e as inaugurações da Rede Nativa FM, ocorridas em Manaus (AM), Umuarama (PR) e com estreia aguardada em Itapetininga (SP).
Também chama a atenção a movimentação da Rede Metropolitana FM (jovem/hits). A marca vem de duas estreias consolidadas em 2025, chegando a Goiânia (GO) e também a Tucuruí (PA). Outras duas estreias em capitais estão previstas para acontecer nos próximos meses, como Belém (PA) e Maceió (AL). A rede também é aguardada em Araguatins (TO).
Rede que mais se expandiu em 2024, a Clube FM Brasil, de formato popular/hits, também ampliou o ritmo de inaugurações a partir do segundo semestre deste ano. Na primeira metade de 2025 foram adicionadas praças como Natal (RN) e São Domingos (SC). Já nos últimos meses entraram novas afiliadas em Jaboticabal (SP), Santa Inês (MA) e Carangola (MG).
Consolidadas como redes nacionais preferencialmente voltadas a mercados grandes e médios, marcas como Rede Mix de Rádio (jovem/adulto-pop), CBN (jornalismo/esportes) e Novabrasil FM (adulto/nacional-MPB) também se destacaram em 2025. A Rádio Mix FM vem de um ritmo de expansão acelerado em 2024 e iniciou o ano com novas afiliadas no interior paulista, adicionando praças como Itu/Grande Sorocaba, Centro Paulista (Região de Bauru), Tupã e Andradina. Já a CBN encerrou sua operação na faixa AM, com as entradas em FM das afiliadas de Porto Alegre (RS) e, mais recentemente, São José dos Campos (SP). A Novabrasil FM estreou em São José dos Campos (SP) e Vitória (ES).
Novata no dial, cuja estreia ocorreu em 2024 na região serrana do Rio de Janeiro, a Maravilha FM (religioso/gospel) está em ritmo acelerado de expansão por Minas Gerais em 2025. Na semana passada ocorreu a inauguração oficial da Maravilha FM 89.1 de Belo Horizonte, mas a rede vem de seis estreias no primeiro semestre e, mais recentemente, adicionou mercados mineiros como Ipatinga, Prados e João Pinheiro/Patos de Minas. A rede ainda ampliou a capacidade técnica da Maravilha FM 89.7 de Três Rios (RJ), que adicionou uma FM complementar em Juiz de Fora.
E redes que devem mudar de nome ou projeto também podem movimentar o dial já nas próximas semanas. A Rede Norte FM (popular/hits), que conta com três novas FMs instaladas em 2025, vai alterar o seu nome para Liga FM e promete uma expansão nacional a partir de Brasília (DF). Já a Transamérica, que terá seu projeto totalmente reformulado como TMC (jornalismo/esportes) a partir da próxima semana, indicou a descontinuação de sua rede atual, que foi beneficiada em 2025 com retransmissoras (RTRFM) em Rondônia.
É uma corrida por expansão?
Não necessariamente. As redes nacionais e interestaduais possuem planejamentos distintos. Algumas priorizam crescimento em larga escala, independentemente do tamanho dos mercados, outras focam determinadas praças e o formato de atuação de suas programações também influenciam nessas estratégias.
Outro ponto que interfere no ritmo de expansão é o momento atual da rede: é comum passarem por um período de menor número de estreias e depois engatar uma sequência de mais novidades. Além das estratégias e perfil de projetos influenciarem, a velocidade das tratativas após as prospecções e o atual momento da futura afiliada podem impactar nesse processo. E também é relevante considerar o tamanho das praças inauguradas, pois isso amplia de forma significativa a população atendida por uma determinada rede.
Acompanhe a listagem das estreias e anúncios de redes feitos até o momento atual, em 2025, considerando também afiliadas que ainda não foram ao ar, mas já estão em expectativa ou foram anunciadas publicamente de forma oficial. Não foram consideradas saídas, migrações da faixa AM para o FM (quando a rede já operava em AM), redes estaduais (presentes em 1 estado) ou trocas de canais com o mesmo afiliado.
Vale lembrar que essas movimentações não se restringem às redes nacionais. O Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanha toda essa movimentação em tempo real, trazendo detalhes das alterações no FM brasileiro.
Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço: tudoradio.com/mapa.
+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
Veja também:
> Redes de rádio avançam no 1º semestre e tendência é de mais estreias em 2025
> Redes impactam mercados de diferentes portes em 2024 e já anunciam novidades para 2025
> Redes nacionais devem mudar vários dials em FM a partir desta reta final de 2024
> Redes movimentam dial FM brasileiro com novidades neste último trimestre de 2024
Imagem de uma estação de rádio, televisão, telefonia e comunicação via-satélite / depositphotos.com