Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2025 @ 11:28
São Paulo – Problema também afetou outros serviços hospedados pela AWS; Alexa é um dos principais assistentes para se ouvir rádio via streaming
Um apagão ocorrido nos Estados Unidos nos servidores da AWS, serviço de nuvem da Amazon, afetou a rotina de várias pessoas ao redor do planeta, inclusive no Brasil. A Alexa, assistente de voz ligada às caixas de som inteligentes da linha Echo, foi impactada e teve seu funcionamento interrompido por volta das 4h da manhã, no horário de Brasília. Isso afetou os hábitos de pessoas que utilizam o serviço para despertar e ouvir emissoras de rádio via streaming, prática comum com esse tipo de dispositivo.
De acordo com a agência Reuters, mais de 500 empresas que utilizam a infraestrutura da AWS relataram instabilidade. Entre os serviços afetados estão plataformas populares como Alexa, Prime Video, Zoom, Snapchat, Duolingo, HBO, Signal, Roblox e Fortnite. Aplicativos como Clash Royale, Clash of Clans, Perplexity, Lyft, Coinbase e Robinhood também enfrentaram dificuldades de acesso.
Com o problema, as skills de rádios — que são as aplicações utilizadas para ouvir emissoras via streaming na Alexa, como a “Skill Tudo Rádio” — tiveram seu funcionamento prejudicado durante a pane do serviço. Outras funções básicas da assistente, como o despertador, também deixaram de operar, o que interferiu diretamente na rotina de muitos usuários brasileiros na manhã desta segunda-feira (20). Rádios voltadas ao jornalismo noticiaram o ocorrido e repercutiram com a audiência sobre o problema.
"Alexa, abrir Tudo Rádio", skill de rádios ao vivo do tudoradio.com / reprodução
A AWS oferece soluções de computação sob demanda, armazenamento de dados e outros serviços digitais essenciais para empresas, governos e usuários em todo o mundo. A companhia é uma das líderes do setor e concorre diretamente com o Google Cloud e o Microsoft Azure. Falhas em seus servidores podem ocasionar interrupções em larga escala, como observado nesta manhã.
Por volta das 8h (horário de Brasília), a AWS informou por meio de sua página de status de serviço que a maioria das plataformas afetadas já apresentava sinais de recuperação. “Continuamos a observar a recuperação na maioria dos serviços da AWS afetados. Continuamos trabalhando para a resolução total e forneceremos atualizações à medida que tivermos mais informações para compartilhar”, comunicou a big tech.
De acordo com o portal G1, esta é considerada a maior interrupção em serviços digitais desde a falha da CrowdStrike, registrada em julho do ano passado, que afetou as operações de hospitais, bancos e aeroportos em diversos países.
Leia também:
> Portal tudoradio.com lança nova plataforma de rádios ao vivo e skill na Alexa
> Amazon anuncia reformulação do Alexa com IA generativa e modelo de assinatura
> Amazon Echo Buds: fone de ouvido com Alexa pode ser mais uma oportunidade para o rádio brasileiro