Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 06 de Fevereiro de 2026 @ 11:56

Antena 1 inicia 2026 com crescimento expressivo em audiência e também em sua rede de emissoras

São Paulo - Emissora inicia o ano com crescimento expressivo de audiência em praças estratégicas e avanço simultâneo de sua rede nacional, refletindo o bom desempenho consolidado ao longo de 2025

Publicidade

O ano de 2026 começou de forma positiva para a rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo. A afirmação é baseada no comportamento da marca de formato adulto-contemporâneo no crescimento de audiência ao longo de 2025, movimento intensificado no último trimestre do ano passado, sendo este o primeiro resultado divulgado em 2026. Na Grande São Paulo, a Antena 1 disparou em audiência em diversos filtros gerais da pesquisa da Kantar IBOPE Media, resultado que se somou ao retorno da liderança geral em Campinas e ao crescimento dentro do top 3 em Brasília. Esse movimento positivo ocorre de forma simultânea ao avanço da rede nacional da marca, que em janeiro passou a contar com mais uma capital. Acompanhe o balanço:

Quando o assunto é crescimento de audiência, conforme já destacado pelo tudoradio.com no começo de janeiro, a Antena 1 foi o principal destaque do mercado de São Paulo, com o maior crescimento percentual do top 10 nos filtros mais relevantes da pesquisa, resultado que também aponta o maior crescimento absoluto entre todas as emissoras. No 05h-00h (FM+WEB / todos os dias e locais / trimestre outubro a dezembro), o avanço foi de 8,2% na comparação com os dados anteriores, adicionando mais de 7,5 mil ouvintes na média por minuto. A Antena 1 aparece no top 3 de audiência pela sexta pesquisa consecutiva, abrindo uma vantagem segura em relação à sequência do ranking FM e se aproximando da disputa pela vice-liderança geral, um feito inédito.

Outro destaque foi o fortalecimento do tempo médio de audição, indicador no qual a emissora atingiu um patamar histórico. O crescimento de nove minutos no tempo médio em relação à pesquisa anterior colocou a Antena 1 entre as maiores performances do dial paulistano, consolidando um modelo baseado em fidelidade e permanência do ouvinte. Esse movimento impulsionou um crescimento de 11% no horário comercial (segunda a sexta, das 7h às 19h) e do já citado 8,2% todos os dias (05h-00h). O desempenho positivo foi observado em todos os públicos analisados, com ênfase nos targets masculinos, além de ampliar a distância em relação a uma emissora de perfil informativo no mesmo recorte.

No Extended Radio, que afere os totais de ouvintes únicos no dial e no digital sem duplicidade, a Antena 1 também apresentou crescimento. Houve um avanço de 1,5% em relação aos dados anteriores, resultando em uma marca de 4,5 milhões de ouvintes no alcance consolidado, sendo 2,8 milhões de ouvintes digitais e 1,73 milhão no alcance terrestre, segundo a faixa 05h-00h, período de dezembro, na plataforma Extended Radio da Kantar IBOPE Media. Ou seja, considerando o alcance consolidado, a Antena 1 segue com o maior número entre as rádios de São Paulo na plataforma.

Resultados de destaque na rede

No Rio de Janeiro, a Antena 1 FM 103.7 registrou o maior crescimento da praça no período, com alta de 12% no horário comercial durante a semana e de 7% no total de dias, mesmo em um cenário de retração geral do mercado. O avanço garantiu ganho de participação e foi sustentado principalmente pelo crescimento junto à classe C, além de bons resultados nos públicos ABC 25+ e 35+, reforçando a competitividade da emissora em faixas estratégicas. No geral, no 05h-00h (FM+WEB / todos os dias e locais / trimestre outubro a dezembro), a Antena 1 passou a integrar o top 10 de audiência.

Em Campinas, a Antena 1 FM 107.5 cresceu próximo de 3% em períodos como o 05h-00h (FM+WEB / todos os dias e locais / trimestre outubro a dezembro) e reassumiu a liderança geral de audiência na praça. A última vez em que a Antena 1 figurou como a maior audiência do mercado campineiro foi em junho, referente ao trimestre fevereiro a abril de 2025. A emissora também voltou à liderança em diversos targets, com destaque para o AB 25+, considerado um dos mais relevantes pelo mercado publicitário.

O Distrito Federal apresentou um dos quadros mais consistentes do período. A Antena 1 FM 93.7 cresceu 9% no horário comercial durante a semana e 4% no total de dias, retomando a liderança em vários targets, entre eles o AB 30+, reforçando sua relevância junto a públicos de maior valor comercial. A emissora também cresceu mais de 2,6% em períodos como o 05h-00h (FM+WEB / todos os dias e locais), fazendo com que a Antena 1 voltasse a ampliar a distância que a separa da sequência do ranking FM, mantendo consolidada sua condição no top 3 de audiência de Brasília.

Avanço de audiência é acompanhado pelo crescimento de FMs na rede

A Rede Antena 1, que vem de um processo de expansão por centros médios e grandes ao longo de 2025, manteve esse movimento no início de 2026. No primeiro dia do novo ano, a rede de formato adulto-contemporâneo estreou em Manaus, um dos principais mercados do país, por meio da Antena 1 FM 92.3. Na sequência, a rede se prepara para a ativação de outras duas novas afiliadas já anunciadas, possivelmente após o carnaval: Ribeirão Preto e Araraquara / Jaboticabal, que estão em fase final de montagem e podem estrear até o final de fevereiro.

A entrada em Manaus e as estreias previstas para o interior de São Paulo são um movimento que vem como uma sequência do que ocorreu com a rede em 2025. Em novembro passado, a rede de formato adulto-contemporâneo implantou afiliadas como a Antena 1 FM 90.7 de Curitiba e a Antena 1 FM 98.1 da Serra Gaúcha, sediada em Bento Gonçalves.

Antes disso, a Antena 1 inaugurou emissoras no Rio de Janeiro (unificação da programação com a 103.7 FM), Fortaleza (Antena 1 FM 97.7), Goiânia (Antena 1 FM 103.7), Juiz de Fora (Antena 1 FM 91.3) e São Mateus (Antena 1 FM 96.7, no interior capixaba).

A Antena 1 vive o seu maior momento, na minha avaliação. Considero que é o melhor momento da Antena 1 porque nos consolidamos como a maior rede de rádio adulto-contemporâneo do Brasil. Isso já é um fato”, afirma Juliana Paiva, gestora da rede, em contato com o tudoradio.com à época dos anúncios das afiliadas que entraram no ar no ano anterior. “Enxergamos esse formato como o futuro da programação de rádio. Em meio ao universo de emissoras populares, conseguimos nos diferenciar e oferecer ao mercado anunciante uma rede robusta, como é a Antena 1”, finaliza Paiva.

Também chama a atenção o fato da Antena 1 ter avançado sua presença no dial FM entre as praças regulares da pesquisa Kantat IBOPE Media, presente em 12 dos 13 mercados aferidos mensalmente pela empresa de medição. E a expectativa é de que a Antena 1 mantenha seu processo de expansão em 2026, puxada pelos resultados de audiência que tem sustentado ao longo dos últimos anos.

 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Antena 1, audiência de rádio, pesquisa Kantar IBOPE Media, rádio adulto-contemporâneo, mercado de rádio, rede Antena 1, expansão de emissoras, audiência FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2026 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.