Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 03 de Outubro de 2012 @ 12:06

Mais AM em FM: Rádio Caxias passará a contar com FM na Serra Gaúcha. Rede Aleluia deixa o dial

Caxias do Sul – Rede Aleluia deixará o canal ocupado em FM para a estréia da Caxias

Publicidade

Uma novidade importante para o mercado de rádio do Sul do país. A tradicional Rádio Caxias AM 930 de Caxias do Sul já anuncia sua ida para o FM da serra gaúcha. A estação cotada para receber o sinal da jornalística estação Caxias AM é a atual Rede Aleluia FM 93.5, rede religiosa/evangélica de abrangência nacional que atua na cidade gaúcha desde 2007, quando substituiu a Band FM no dial. Com a ida da Rádio Caxias para o FM a cidade de Caxias do Sul passará a contar com três FMs jornalísticas/esportivas, sendo que recentemente o mercado local passou a contar com a Rádio Gaúcha FM 102.7. 

Segundo informações locais Rádio Caxias passará a ocupar a estação 93.5 FM a partir do próximo domingo (7 de outubro), data que também será marcada pela realização das eleições municipais em todo o país. Com a alteração a Rádio Caxias AM 930 terá toda a sua programação disponível em 93.5 FM (uma das estações mais abrangentes do interior gaúcho), além de manter seu trabalho no mercado de rádio AM, sendo a única estação de Caxias do Sul a operar nas duas faixas (já que a Radio Gaúcha ocupa apenas a 102.7 FM). A Rádio Caxias também criou uma campanha a respeito da transmissão em FM (clique aqui e veja o vídeo).
 
Com a ida da Caxias para a dial FM o mercado da serra gaúcha passará a contar com a expressiva marca de três estações em FM que possuem o jornalismo como foco de seus trabalhos, além do esporte (com ênfase no futebol). Além das já citadas Rádio Caxias e Rádio Gaúcha, Caxias do Sul e arredores contam também com a Viva News FM 92.5 de Bento Gonçalves, estação que nos últimos anos assumiu um caráter de programação jornalística. A Viva News está no ar em FM desde junho de 2009 quando substituiu a jovem/pop SP3 FM em 92.5 FM e a Rádio Gaúcha substituiu a adulta-contemporânea Itapema FM em 102.7 em 3 de setembro desse ano.
 
A 93.5 FM já foi uma estação tradicional e local em Caxias do Sul através dos trabalhos como 93 FM e Studio 93 FM (durante os anos 90). Em 2006 a estação teve uma passagem relâmpago pela rede liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo e, no ano seguinte, já assumiu a programação religiosa da Rede Aleluia. Agora a rádio é cotada para ser a repetidora da Rádio Caxias AM em FM. Outro detalhe curioso relacionado ao canal é o fato da rádio ser vizinha de dial da Rádio Gaúcha FM 93.7 de Porto Alegre, estações que se “encontram” no caminho entre a capital do estado e a Serra Gaúcha. As duas FMs estão entre as estações mais abrangentes do Rio Grande do Sul.
 
Jornalismo em FM no interior da Região Sul do país
 
Caxias do Sul não é a única praça sulista com FMs dedicadas ao jornalismo. Ainda no Rio Grande do Sul a própria rede liderada pela Rádio Gaúcha já possibilitou o crescimento do segmento em áreas do interior do estado, tendo a Rádio Gaúcha FM 105.7 de Santa Maria como exemplo mais recente. Essa mesma marca pretende a chegar em breve nos FMs de Pelotas e Passo Fundo. Em Santa Catarina a região de Joaçaba passou a receber o sinal da Rádio Catarinense AM 1270 em 93.7 FM. No Paraná há anos os mercados contam com a Rede CBN em frequências FMs (CBN FM 95.5 de Maringá e CBN FM 93.5 de Londrina).
 
Nas capitais do sul há FMs jornalísticas em Curitiba (BandNews FM 96.3 e CBN FM 90.1) e Porto Alegre (BandNews FM 99.3, Rádio Gaúcha FM 93.7 e Rádio Guaíba FM 101.3).
 
Colaboração de Gaúcho Rádios

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Caxias, AM em FM, retransmissão, Rede Aleluia, jornalismo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.