Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2012 @ 14:10

Exclusivo: 89 A Rádio Rock retorna ao FM de São Paulo no final de dezembro

São Paulo – Atual fase da 89 FM será encerrada nas últimas horas do dia 20

Publicidade

A volta da 89 A Rádio Rock FM 89.1 ao dial de São Paulo já tem data definida: dia 21 de dezembro, ou seja, na próxima sexta-feira. A informação foi dada pelos integrantes do programa humorístico/esportivo “Quem não faz toma’, veiculado de segunda à sexta pela atual 89 FM 89.1. Segundo a própria rádio a “virada” no perfil artístico da emissora ocorrerá entre os dias 20 e 21 de dezembro, com a reestréia da “A Rádio Rock” no dial paulistano a partir das 0h00 (horário de Brasília) no dia 21 (data que ficou popularmente famosa pelo “Fim do Mundo”). Com isso a atual fase jovem/pop da 89 FM tem data de encerramento no FM de São Paulo.

Antes da mudança para a atual fase da 89.1 FM, a”89 A Rádio Rock” era considerada uma das principais marcas de rádio do país e foi responsável por muitas ações que chamaram a atenção do mercado de São Paulo e do país durante a execução de seu projeto em FM (entre 1985 e 2006). O projeto chegou a ser líder de uma rede nacional com emissoras instaladas em mercados como Campinas, Sorocaba, Santos, Fortaleza, Goiânia, Vitória e, a parceria mais famosa da extinta “Rede Rádio Rock”: Cidade A Rádio Rock FM 102.9 do Rio de Janeiro (emissora que também deixou o dial FM em 2006). 
 
O retorno da 89 A Rádio Rock colocará um fim no “hiato” que o projeto sofreu no FM de São Paulo, programação que perdeu espaços em 89.1 FM no ano de 2006, após alguns meses de transição para a atual programação. A época a “89 A Rádio Rock” passou por várias mudanças em sua marca e teve o nome “A Rádio Rock” retirado aos poucos, além de alterações graduais na linguagem da rádio. A estréia da atual 89 FM, dirigida artisticamente por Wagner Rocha (o Waguinho) ocorreu em 2006, com a divulgação da nova marca através de uma extensa campanha publicitária (espalhada por toda São Paulo). 
 
A atual fase da 89 FM inchou os números de audiência obtidos pela emissora, apesar de oscilações provocadas por recentes mudanças no nome da emissora (durante a fase Fast 89 FM, quando a estação contou com um incremento comercial através de uma parceria com a Nestlé). Mesmo com as alterações a 89 FM chegou à vice-liderança de audiência no segmento jovem/pop e hoje está próxima da atual líder, a Mix FM 106.3. A manutenção temporária da grade e linguagem jovem/pop em 89.1 FM. O atual projeto da 89 FM encerra seu ciclo próximo da primeira colocação do segmento, com mais de 100 mil ouvintes por minuto na média comercial e a frente de projetos importantes como os veiculados pelas rádios Jovem Pan FM 100.9 e Metropolitana FM 98.5.
 
Recentemente o projeto da 89 FM foi desacelerado, com reduções na equipe e também nas ações promovidas pela emissora. A grade da rádio também sofreu alterações, dando a impressão que o projeto estava “temporariamente no ar”. A estação chegou próxima de um acordo para que uma programação religiosa assumisse o canal (conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio), porém durante uma ação de promoção da webrádio “A Rádio Rock” na 89.1 FM mudou o rumo da FM, baseada na repercussão que a ação obteve na internet.
 
Expectativa após a mudança
 
A grande expectativa da mudança é como irá se comportar a 89 FM nas pesquisas de audiência após a consolidação da mudança. Quando saiu em 2006 a 89 A Rádio Rock tinha como concorrentes mais próximas a Kiss FM 102.1 (rádio que tinha apenas cinco anos no ar na época) e a fase final da educativa Brasil 2000 FM 107.3 (atual Eldorado FM 107.3). Quase sete anos depois o mercado de São Paulo abriga uma Kiss FM com 11 anos de trabalho, um público definido e fiel a sua programação, rádio que praticamente não oscila no ranking de audiência medido pelo Instituto Ibope.
 
Outra dúvida do mercado: se o foco da 89 FM será o público jovem ou uma faixa mais adulta (perfil que hoje é atendido pela Kiss FM na capital paulista). Na época de “89 A Rádio Rock” a emissora também tinha foco o público jovem, tendo inclusive a Mix FM como uma concorrente próxima (já que na época a 106.3 FM possuía uma orientação musical mais voltada ao pop/rock nacional e internacional, gênero que estava em alta no inicio dos anos 2000. A Mix FM iniciou uma mudança em seu perfil musical entre 2005 e 2006, quando passou a acolher o “hip hop” internacional em sua grade). 
 
A mudança no perfil da 89 FM em 2006 atendeu uma alteração no comportamento do segmento jovem na época, fazendo com que o prefixo acompanhasse para onde o seu segmento caminhava. Com isso a rádio pode oscilar de uma faixa de 60 mil ouvintes por minuto nas principais pesquisas de audiência para faixas próximas dos 100 mil de média, além dos atuais mais de 700 mil ouvintes de alcance máximo (Instituto Ibope). Com o retorno da “A Rádio Rock” é possível que a 89.1 registre índices de audiência menores do que os números atuais, porém tente resgatar o mesmo ouvinte de São Paulo que acompanhava a rádio no inicio dos anos 2000 e final da década de 90, com a expectativa que ele volte a consumir a rádio..
 
Retornos
 
Recentemente o mercado de rádio paulista acompanhou o retorno de outro projeto originado da "Rede A Rádio Rock". Trata-se da antiga 98 A Rádio Rock (substituíta pela atual Mix FM 98.1 em novembro de 2011 no dial de Santos) que retornou ao FM como 102 A Rádio Rock FM 102.1. Clique aqui e saiba mais.
 
Em breve mais detalhes sobre o retorno da 89 A Rádio Rock ao dial FM de São Paulo.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: 89 FM, 89 A Rádio Rock, perfil, audiência, medição, Kiss FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.