Uma informação importante para a radiodifusão de São Paulo. Autoridades competentes realizaram mais um fechamento de rádio clandestina que operava na capital paulista. Trata-se de uma FM pirata que ocupava a frequência 103.9 FM, canal “vizinho” à estação utilizada pela Tupi FM 104.1, rádio que é uma das líderes de audiência segundo medições realizadas pelo Instituto Ibope. A FM clandestina estava localizada na Estrada José Lopes, altura do número 531, próximo ao entroncamento entre a Rodovia dos Bandeirantes e o Rodoanel Mario Covas (clique aqui para ver a localização). O sinal da FM praticamente anulava a Tupi FM em parte da zona norte paulistana e também na região de Perus.
O porte da emissora clandestina era considerável, chegando a ser sintonizada em outras regiões de São Paulo além da Zona Norte. Havia relatos de sintonia nas zonas Oeste, parte da central e também no Sul da capital. O principal foco de sinal da 103.9 FM clandestina estava na zona norte de São Paulo, além de ser sintonizada em outros pontos da região metropolitana da capital paulista. A interferência entre as sintonias adjacentes era considerável nessas áreas, situação observada devido a proximidade entre o canal da FM pirata e a sintonia 104.1 FM utilizada pela Tupi FM. Com a operação da FM clandestina a Tupi FM sofria com algumas áreas de sombras em seu sinal na zona norte paulistana.
O local que servia de sede da FM clandestina que operava em 103.9 FM e foi fechada na semana passada na capital paulista é de altitude considerável em relação às demais áreas de São Paulo. A via onde estava a FM pirata possui uma altitude superior a 1.000 metros, bem acima da média topográfica da capital paulista que é de 760 metros. A altura do local que a 103.9 FM estava instalada também é superior à altitude das FMs instaladas na Avenida Paulista, sendo inferior apenas às estações que possuem seus sistemas irradiantes na Serra do Japi, já no município de Jundiaí. O trabalho de localização e monitoramento dessa estação que operava em 103.9 FM foi realizado pelo C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências).
Clique aqui e confira a lista de FMs sintonizadas na Grande São Paulo.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Tupi FM, rádio clandestina, fechamento, audiência, Ibope, São Paulo