Uma curiosidade importante para os radionautas que acompanham o Tudo Rádio. No próximo dia 5 de março a Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte vai completar 18 anos de trabalhos no mercado da capital mineira. Trata-se do aniversário de uma das principais e mais bem estruturadas emissoras de rádio do país, sendo um dos pilares do chamado segmento jovem/pop de rádio. A Jovem Pan estreou em 99.1 FM no ano de 1995 e 18 anos depois comemora seu aniversário durante uma de suas melhores fases na medição de audiência recente, segundo números da pesquisa do Instituto Ibope.
Inaugurada no dia 5 de março de 1995, a Jovem Pan FM de Belo Horizonte se transformou de forma rápida em um dos ícones do rádio jovem de Minas Gerais, geralmente travando disputas acirradas com a 98 FM 98.3 (sua principal concorrente) pela preferência do público jovem de Belo Horizonte. Atualmente a Jovem Pan é dona com certa facilidade do primeiro lugar em seu gênero de atuação, além de estar posicionada na quinta colocação geral de audiência, em um mercado que conta com mais de 20 rádios em FM participantes da medição realizada pelo Instituto Ibope (período 05h-00h, todos os dias e locais, novembro/2012 a janeiro/2013).
Outros detalhes importantes também caracterizam a emissora. Além dos números de audiência, a Jovem Pan de Belo Horizonte sempre chamou atenção através de seu porte técnico, sendo considerada uma das rádios mais bem estruturadas do país. Possui uma qualidade técnica de áudio considerada de alto nível, além de outros elementos (como sua área de cobertura) que caracterizam a questão técnica da 99.1 FM. Essa condição auxiliam diretamente no fortalecimento da marca da rede paulista no mercado de Belo Horizonte, além de manter a FM como uma das rádios mais competitivas de Minas Gerais.
Hoje a Jovem Pan de Belo Horizonte é uma das principais parceiras da rede paulista, além de ser uma das veteranas no grupo de afiliadas em FM da Jovem Pan. A rede teve seu inicio em junho de 1994, chegando a capital mineira um ano após. Em seu primeiro ano de trabalho em Minas, a 99.1 FM já tinha como principal concorrente a 98 FM, além da Transamérica que operava em 106.1 FM. Em relação à audiência em confronto com as demais FMs que compõe a Jovem Pan FM em diferentes mercados brasileiros, a 99.1 FM é dona da maior média em números absolutos da rede fora da capital paulista, com base nos índices gerais aferidos pelo Instituto Ibope nos principais mercados brasileiros. Na sequência aparecem as afiliadas do Rio de Janeiro (que está prestes a completar 1 ano no ar), Curitiba e Brasília.
A afiliada de Belo Horizonte veio em um “pacote” mineiro de expansão da rede paulista, que também contou com emissoras em Uberlândia, Uberaba e Araguari. Após 18 anos da estréia da Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte, a rede paulista conta também com outras afiliadas mineiras, como a Jovem Pan FM 103.7 de Uberaba (retornou a rede no final de 2009), Jovem Pan FM 104.1 de Poços de Caldas, Jovem Pan FM 102.3 de Ipatinga, Jovem Pan FM 103.3 de Patos de Minas e Jovem Pan FM 90.9 de Passos.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Jovem Pan FM, aniversário, Belo Horizonte, audiência, história, Minas Gerais