Quarta-Feira, 10 de Abril de 2013 @ 15:45
São Paulo – Transcontinental segue na liderança desse período de medição
O Tudo Rádio costuma a divulgar um panorama geral da movimentação da audiência das FMs de São Paulo com base na medição do período 05h-00h (todos os dias e locais) realizada pelo Instituto Ibope. Esse tipo de destaque é dado pelo portal desde o início do segundo semestre de 2007, com a finalidade de determinar o desempenho geral das principais emissoras de rádio de São Paulo e também de outras capitais brasileiras. A partir desse mês a redação do Tudo Rádio também informará o panorama parcial do chamado “período comercial”, sendo o 06h-19h (segunda à sexta) com base nos números alcançados pelas dez primeiras colocadas do ranking medido pelo Instituto Ibope. Acompanhe:
Nessa medição 06h-19h (segunda à sexta) existe diferenças em relação ao ranking do período 05h-00h (todos os dias e locais), por abranger menos faixas horárias e excluir os resultados do final de semana. Com uma abrangência menor a média das rádios participantes tende a ser maior em relação aos demais períodos, também por dar um maior destaque para faixas horárias mais nobre do rádio brasileiro. Com isso São Paulo apresenta nove FMs que conseguem superar a média de 100 mil ouvintes por minuto, sendo um índice de audiência considerado extremamente alto mesmo com o tamanho do mercado compreendido pela capital paulista e sua região metropolitana. Assim nos demais períodos considerados como principais pelo mercado na hora de determinar as médias das rádios, no chamado “comercial” a liderança também é da Transcontinental FM 104.7.
A Transcontinental aparece na liderança dos principais períodos de medição do Instituto Ibope, isso no levantamento das médias de audiência conquistadas pelas rádios participantes em relação às faixas horárias cobertas por cada filtro (ou período). A diferença no “comercial” em relação ao 05h-00h (todos os dias e locais) já aparece na segunda colocação, onde o panorama mais abrangente dá a vice-liderança para a Band FM 96.1 e no 06h-19h (segunda à sexta) essa posição é mantida pela Nativa FM 95.3. A outra diferença “gritante” fica por conta das posições das rádios Mix FM 106.3 e 105 FM 105.1, onde a emissora jovem/pop alcança a sexta posição geral no período comercial (enquanto é oitava no 05h-00h/todos os dias) e a 105 FM fica em nono no 06h-19h/segunda à sexta (contra a quinta posição obtida no 05h-00h/todos os dias e locais). Gazeta FM 88.1 e Vida FM 96.5 também “ganham” posições nesse período.
Transcontinental, Nativa, Band FM e Tupi FM 104.1 estão acima da marca dos 200 mil ouvintes por minuto de média no período 06h-19h (segunda à sexta) contra o fato de apenas a Transcontinental superar essa marca no 05h-00h (todos os dias e locais). Gazeta FM, Mix FM, UOL 89 A Rádio Rock FM 89.1, Vida FM e 105 estão cima dos 100 mil ouvintes por minuto de média no “comercial”. Até a medição divulgada em março ao mercado de São Paulo a Alpha FM 101.7, líder no segmento adulto-contemporâneo, também estava acima dessa marca na média por minuto (com a oscilação negativa nesse período a rádio registrou uma marca logo abaixo dos 100 mil, mas podendo recuperar essa marca expressiva nas medições seguintes).
Diferenças – Essas variações ocorrem com base nos desempenhos obtidos pelas rádios em cada faixa horária. Se excluída uma faixa horária de desempenho positivo para determinada rádio, é possível que outra FM venha a ocupar um degrau acima no ranking. O Instituto Ibope realiza médias em vários períodos, com a finalidade do mercado e das próprias rádios obterem com mais detalhes índices relevantes que podem explicar seus desempenhos, além de servir de um guia para os projetos levados ao ar pelas estações.
Veja o panorama do período mais “abrangente” clicando aqui. Esse texto se baseou nos dados do trimestre janeiro a março da pesquisa do Instituto Ibope, sendo a medição mais recente.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.