Quarta-Feira, 15 de Maio de 2013 @ 14:59
Campinas – Laser FM e Cidade FM aparecem na sequência do ranking
Saiu mais um resultado geral da audiência FM de Campinas, considerado o principal mercado não-capital estadual do país. O resultado é passivo de destaque por recolocar o rádio campineiro como único entre as metrópoles a ter uma rádio do segmento jovem/pop como dona da primeira colocação dos principais períodos da medição. Na comparação com a pesquisa passada o meio FM campineiro sofreu um recuo em sua média de ouvintes por minuto, à exemplo do ocorrido em São Paulo. Acompanhe a pesquisa atual (fevereiro a abril/2013) que será confrontada com a anterior (janeiro a março/2013), período 05h-00h (todos os dias e locais), com dados do Instituto Ibope.
A Educadora FM 91.7 retoma a liderança geral no período 05h-00h (todos os dias e locais) após apresentar o segundo resultado consecutivo sem recuos em sua média de ouvintes por minuto. Na comparação com a medição divulgada no mês passado a emissora que também lidera no segmento jovem/pop apresentou uma tendência contrária à media do FM campineiro, que é de queda. Com isso a Educadora FM volta a figurar como única FM “jovem/pop” a ocupar a posição de líder geral em uma metrópole brasileira. A rádio também foi beneficiada pelos recuos vistos nas médias das populares Laser FM 93.3 e Cidade FM 92.5, emissoras que aparecem na sequência do ranking. É comum esse acirramento entre Laser e Educadora pela disputa da primeira colocação em Campinas.
Mais destaques: a Antena 1 FM 107.5 (emissora que nos últimos anos tem sido a dona da primeira colocação do segmento adulto-contemporâneo de Campinas) retomou a quinta colocação geral no período 05h-00h (todos os dias e locais). Essa mudança de posição foi motivada pela oscilação vista na média da Nativa FM 89.3, emissora popular que agora ocupa a sexta colocação nesse período. O ranking mostra na sequência as rádios CBN FM 99.1, Nova Brasil FM 103.7 (ganhou uma posição em relação à medição anterior), Jovem Pan FM 89.9 e Mix FM 101.1. Com exceção da Nova Brasil, as demais emissoras citadas nesse parágrafo apresentaram recuos em suas médias na comparação com o período anterior.
A Band FM 106.7, emissora que ainda está distante das primeiras colocações (e foi inaugurada apenas em março desse ano), apresentou mais uma evolução na medição, estando mais próxima desse bolo intermediário da pesquisa. Outra emissora que reagiu foi a Tupi FM 98.3, também mais próxima dessa parte intermediária da medição. Já as rádios Nativa FM, Jovem Pan FM e Mix FM sofrem com a cobertura parcial de seus sinais em Campinas, aguardando possíveis aumento de potência para sanar esses problemas na cidade (praça extensa e com muita variação em sua topografia).
Em resumo as primeiras colocações ficaram organizadas da seguinte maneira (ranking que conta com 15 FMs participantes): Educadora FM 91.7, Laser FM 93.3, Cidade FM 92.5, 105 FM 105.1, Antena 1 FM 107.5, Nativa FM 89.3, CBN FM 99.1, Nova Brasil FM 103.7, Jovem Pan FM 89.9, Mix FM 101.1 ...
Curiosidade: muitas rádios não assinam a medição, tendo suas audiências computadas como “Outras”. Na atual pesquisa a soma dessas FMs é ligeiramente superior a audiência da Cidade FM e abaixo da Educadora FM no 05h-00h (todos os dias e locais). É importante lembrar que Campinas possui um dos dials em FM mais ocupados por rádios locais e de cidades vizinhas (saiba mais clicando aqui).
Clique aqui e veja o panorama anterior da disputa por audiência em Campinas.
Veja também a lista de FMs com sinal local no município campineiro. Clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.