Sexta-Feira, 07 de Junho de 2013 @ 11:03
São Paulo – Jovem Pan FM e UOL 89 A Rádio Rock se destacam na medição
O mercado de rádio FM de São Paulo segue sob os efeitos da divulgação de mais dados da audiência radiofônica, com base nos resultados obtidos pelas pesquisas do Instituto Ibope. Apesar de poucas mudanças no ranking geral, algumas rádios obtiveram destaques positivos ao apresentarem crescimento, situação novamente constatada no chamado segmento jovem do rádio FM. Esse gênero acompanhou a alta do meio FM em São Paulo na comparação com a pesquisa anterior e, com base nas informações repassadas ao mercado, marcas importantes obtiveram destaques significativos para os seus projetos. Acompanhe o panorama:
A Jovem Pan FM 100.9 ainda busca recuperar boa parte da audiência perdida nos últimos meses, principalmente recompor a sua audiência após a queda ocorrida entre o final de 2012 e início de 2013, situação motivada pelos sérios problemas técnicos que atingiram a rádio no segundo semestre do ano passado (clique aqui e saiba mais). Desde a medição anterior a Jovem Pan tem apresentado crescimentos absolutos superiores à média do mercado, situação também observada na atual pesquisa. A 100.9 FM apresentou uma evolução mais consistente em seus números, com base nos principais períodos da medição, se aproximando assim de concorrentes importantes. Conforme a FM se distancie do período que houve a falha técnica, existe a expectativa de novos crescimentos na pesquisa, também levando em consideração o bom momento de audiência vivido pela sua rede nacional.
Também foi destaque o novo avanço da UOL 89 A Rádio Rock FM 89.1, emissora que segue entre as FMs mais ouvidas de São Paulo e obteve melhoras em seus números médios em filtros importantes da pesquisa do Instituto Ibope. A 89.1 FM acompanhou a tendência de alta do meio FM em São Paulo e assegurou colocações importantes no ranking. A 89 é uma das novidades no FM de São Paulo e tem se destacado pelo rápido crescimento obtido desde o seu retorno ao dial, volta ocorrida no final de dezembro do ano passado e nos únicos meses tem travado disputas acirradas com a Mix FM 106.3 (emissora que é um dos principais vetores da audiência jovem/pop no país e que passa por mudanças em seu projeto artístico, conforme noticiado pelo Tudo Rádio desde maio desse ano).
Boa parte dos períodos da medição (06h-19h, segunda à sexta e 05h-00h, todos os dias e locais) também apontaram melhoras nos índices da rádio Metropolitana FM 98.5, rádio que também vive uma nova fase artística e promocional em São Paulo e almeja novos crescimentos a partir do próximo semestre. A Transamérica FM 100.1 também obteve resultados positivos na medição em relação às pesquisas passadas, cravando crescimentos nos principais períodos da medição do Instituto Ibope. Com isso a rádio chegou a ganhar posição no geral em alguns filtros da pesquisa.
Nas próximas semanas a redação do portal informará os principais destaques dessa última medição, com base nas informações repassadas pelas rádios ao mercado paulistano e também de outras praças.
Mudanças na apresentação do panorama de audiência
Atendendo a uma solicitação do Instituto Ibope, o Tudo Rádio mudará a forma de apresentar esses panoramas em São Paulo e demais praças do país. A redação focará nos destaques de cada mercado a cada novo resultado. Por exemplo: será publicada uma nota de cada rádio que se destacou, além de apontar de forma parcial os motivos que levaram o determinado projeto a se destacar. O novo formato segue a risca as orientações do Instituto, proprietário dos dados de cada medição no país.
Com isso o leitor acompanhará em detalhes essas movimentações de cada mercado, além da redação dedicar um dia completo para cada resultado (conforme o volume de informações e destaques que cada resultado possa gerar).
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande São Paulo e ouça ao vivo cada projeto de rádio. Clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.