Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 13 de Junho de 2013 @ 15:06

Em entrevista ao Tudo Rádio, presidente da Aesp detalha migração das AM para FM

São Paulo – Rodrigo Neves ressaltou que migração também vai fomentar indústria

Publicidade
Clique aqui para ler a entrevista completa com Rodrigo Neves da AESP

O presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de são Paulo (Aesp), Rodrigo Neves, concedeu entrevista nesta quinta-feira ao Tudo Rádio e falou sobre os detalhes da migração das rádios AMs para o espectro FM, que deve começar já no segundo semestre deste ano. Você pode acompanhar a entrevista na íntegra no Tudo Rádio.
 
Conforme já havia informado em entrevista à Rádio Clube AM 1430 de Araras, Neves disse que apenas duzentos municípios no país terão suas rádios AMs migradas para a faixa estendida do FM, que será totalmente liberada com o desligamento da TV analógica. A preferência será para as regiões metropolitanas onde o dial atual de FM está saturado. As demais rádio irão migrar para o dial FM convencional, que vai de 88 FM à 108 FM.
 
Outro ponto que Rodrigo Neves ressalta na entrevista ao Tudo Rádio é que a Aesp defende a criação de linhas especiais para que as rádios possam fazer a aquisição de equipamentos. Isso, segundo Neves, vai fomentar também a indústria nacional, já que são milhares de rádios que estão nesta situação. Quem migrar para o novo FM estendido deverá operar durante um tempo de forma simultânea entre o AM e o FM, com a finalidade de facilitar a migração da audiência para as novas faixas e a produção de novos aparelhos receptores.
 
Neves esclarece ainda como ficará a questão de potência das rádios que irão migrar para o FM. Segundo ele, todos os contornos protegidos das rádios serão mantidos. Ele ressalta que não haverá perda de abrangência das rádios FM atuais. Já as emissoras que farão a migração a regra no FM obedecerá o contorno diurno que a emissora em questão possuí atualmente na faixa AM, sendo essa a base para determinar seu alcance.

Ocupação do dial - Utilize o serviço de Guia FM/AM (Dials Tudo Rádio) para acompanhar a ocupação da faixa FM e AM de sua região. Clique aqui.
Tags: Migração AM, radiodifusão, concessão, Ministério das Comunicações, Brasília, Aesp

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.