Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 02 de Julho de 2013 @ 15:02

Extra! Mais uma AM em FM: Rádio Uirapuru é a novidade no interior do Rio Grande do Sul

Passo Fundo – Tradicional emissora AM segue a tendência de outras marcas e ganha espaço no FM gaúcho

Publicidade

Mais uma tradicional rádio AM passou a ter espaços no dial FM. Trata-se da Rádio Uirapuru AM 1170 de Passo Fundo (importante mercado do interior do Rio Grande do Sul) que agora também atende como Rádio Uirapuru FM 90.1. Desde ontem (1 de julho) a emissora gaúcha passou a transmitir sua programação de forma simultânea entre os dois canais, sem abrir mão dos trabalhos na faixa AM. É mais uma marca tradicional do interior gaúcho que segue o mesmo processo visto em outras importantes estações do estado, como a Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7 de Porto Alegre e a Rádio Caxias AM 930 FM 93.5 de Caxias do Sul. A mudança da Uirapuru ocorreu antes mesmo da possibilidade de aprovação da migração automática do AM para o FM em todo o país.

Segundo comunicado divulgado no portal da rádio de Passo Fundo na internet a mudança será apenas técnica, ou seja, mantendo o perfil e a grade de programação acompanhada tradicionalmente na faixa AM. O ouvinte do interior gaúcho passará a ter mais uma opção de sintonia da Uirapuru, além de uma melhor qualidade de áudio e de sintonia no mercado de Passo Fundo. O inicio dos trabalhos simultâneos em AM e FM ocorreu ontem e deverá continuar assim nos próximos anos, substituindo a local Passo Fundense FM 90.1, emissora que ocupava a frequência que hoje abriga a Uirapuru no FM. Segundo informações do portal da Anatel (agência que fiscaliza e regulamenta a radiodifusão nacional), a 90.1 FM é uma concessão nova de Passo Fundo, sendo de classe C (clique aqui e veja a tabela de operações).

A rádio gaúcha sediada em Passo Fundo seguiu a tendência de outras importantes emissoras brasileiras que operam de forma simultânea através das duas faixas, sem esperar a possibilidade de aprovação da migração automática das AMs para o FM (ou FM estendido. Clique aqui e saiba mais). Recentemente o mercado do Rio Grande do Sul acompanhou a estréia da tradicional Rádio Caxias AM 930 na faixa FM, através da sintonia 93.5 FM (rádio que antes da mudança retransmitia a Rede Aleluia – clique aqui e saiba mais), passando a concorrer diretamente com a Rádio Gaúcha FM 102.7 no mercado FM da Serra Gaúcha (emissora que também é uma novidade no dial local, sendo inaugurada no segundo semestre de 2012 – clique aqui e acompanhe mais detalhes).

Ontem também foi a vez de outra AM sulista ganhar espaços no dial FM. Conforme noticiado pelo Tudo Rádio a CBN AM 820 de Blumenau passou a atender como CBN FM 95.9. Por enquanto há transmissão simultânea entre as faixas AM e FM, porém a 820 AM deverá abrigar a Rádio Globo a partir das próximas semanas nessa importante região de Santa Catarina (clique aqui e saiba mais).

Sintonize! - Acompanhe a mudança da Uirapuru através do nosso guia de rádios. Acesse o Dials Tudo Rádio para ouvir e ver as emissoras captadas na região de Passo Fundo: clique aqui.

Colaboração de Guilherme S.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Uirapuru, migração, FM, AM, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.