O segmento adulto-contemporâneo está em alta. A afirmação é baseada nos resultados recentes de audiência nos mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim como na capital paulista (
clique aqui e saiba mais), importantes marcas do segmento “adulto-contemporâneo” apresentaram crescimentos de destaque na última medição realizada pelo Instituto Ibope. A JB FM 99.9 segue isolada na liderança desse gênero e ganha uma posição no ranking geral do período 05h-00h (todos os dias e locais), enquanto a MPB FM 90.3 registra uma das maiores variações percentuais entre as FMs participantes da medição. O panorama é baseado a partir de cruzamento de informações de rádios e do mercado publicitário, tendo como foco o período 05h-00h (todos os dias e locais, maio a julho de 2013). Acompanhe:
A JB FM, uma das maiores audiências absolutas do rádio brasileiro (e a maior audiência do segmento adulto-contemporâneo do país através de um mesmo canal em FM, segundo a comparação entre desempenhos de rádios desse gênero), apresentou mais um crescimento na sua média de audiência. A rádio obteve uma variação positiva superior a 4% na comparação com o período anterior. Isso reposicionou a FM de gênero adulto-contemporâneo na quinta colocação geral do período 05h-00h (todos os dias e locais), posição que é disputada nos detalhes entre a JB e a jornalistica/popular Super Rádio Tupi FM 96.5. O investimento em exposição de marca através de ações promocionais no Rio de Janeiro, além da manutenção de seu projeto artístico no dial FM, são fatores que seguem influenciando positivamente no desempenho da FM no mercado carioca.
Porém a JB FM não foi o único destaque do segmento. A MPB FM 90.3 também foi destaque na medição de audiência realizada na capital fluminense e região metropolitana. A FM controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação apontou a maior variação percentual entre as dez primeiras colocadas do período 05h-00h (todos os dias e locais), com uma reação superior a 10% na comparação com a pesquisa passada. Em julho a MPB FM já havia registrado uma variação positiva semelhante ao resultado atual, comprovando que a rádio está mantendo seu crescimento no mercado da capital fluminense. É o terceiro avanço consecutivo da 90.3 FM na pesquisa geral de audiência. A JB FM também tem oscilado positivamente no resultado passado.
Reação do mercado carioca
As FMs do segmento adulto-contemporâneo não são os únicos destaques da medição da audiência carioca. Emissoras importantes do Rio de Janeiro registraram avanços expressivos, acompanhando a tendência de alta do meio na capital fluminense. Esses quadros serão abordados pela redação do Tudo Rádio a partir de amanhã (16 de agosto), começando pela reação das FMs “jovens/pop”. Acompanhe.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado no Grande Rio e ouça ao vivo cada projeto de rádio:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Audiência, JB FM, rádio, adultas, Rio de Janeiro