Sexta-Feira, 16 de Agosto de 2013 @ 07:31
Rio de Janeiro – Emissoras apresentaram melhoras em seus desempenhos de audiência na capital fluminense
A mais recente pesquisa da audiência FM realizada no Rio de Janeiro e região metropolitana apontou um panorama mais positivo para as emissoras voltadas ao segmento jovem/pop. A afirmação é com base nas oscilações positivas observadas nas médias de audiência das rádios Mix FM 102.1 e Jovem Pan FM 102.9, principais representantes desse segmento na capital fluminense. As duas emissoras passam por reformulações e investimentos em seus projetos artísticos e visam novos crescimentos no Rio de Janeiro. O panorama é baseado a partir de cruzamento de informações de rádios e do mercado publicitário, tendo como foco o período 05h-00h (todos os dias e locais, maio a julho de 2013). Acompanhe:
A Mix FM 102.1, emissora que desde 2007 tem liderado no segmento jovem/pop do Rio de Janeiro, voltou a apresentar uma melhora em seus números na comparação com os resultados anteriores. O desempenho da Mix foi cerca de 8% superior ao índice registrado pela rádio na medição passada, interrompendo uma sequência negativa. A emissora tem intensificado suas ações promocionais e acompanha essa nova etapa vivida pela Rede Mix de Rádio, rede que desde maio passa por um novo momento na sua condução artística. A Mix do Rio de Janeiro também tem ao seu favor a realização de mais um Rock in Rio (que acontecerá na capital fluminense já no próximo mês), festival que deverá expor de forma considerável a marca da rádio no mercado do Rio de Janeiro (e também no resto do país, devido as dimensões do evento).
O crescimento da Mix não é isolado. A Jovem Pan FM 102.9 também tem apresentado melhora no Rio de Janeiro, reagindo nas medições de audiência. Na pesquisa atual a rádio obteve um avanço de aproximadamente 5% em seu índice, sendo o segundo avanço consecutivo nos números da rádio na capital fluminense. Na pesquisa de audiência divulgada no início de julho a Jovem Pan FM já havia constatado uma evolução positiva em seus números, avançando cerca de 11% na comparação com o panorama divulgado em junho. A Jovem Pan FM também passa por novos investimentos locais, intensificando ações promocionais no Rio de Janeiro e apresentando novidades e ajustes em seu projeto artístico voltado ao mercado carioca.
Reação do mercado carioca
As FMs jovens não são os únicos destaques da medição da audiência carioca. Emissoras importantes do Rio de Janeiro registraram avanços expressivos, acompanhando a tendência de alta do meio na capital fluminense. Na tarde de ontem (15 de agosto) o Tudo Rádio destacou o desempenho de duas FMs que atuam no segmento adulto-contemporâneo (clique aqui e saiba mais). Ainda hoje você saberá mais detalhes sobre o panorama da audiência FM do Rio.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado no Grande Rio e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.