Quinta-Feira, 03 de Outubro de 2013 @ 10:55
Brasília – Rede jovem também foi destaque no Top of Mind. Clube FM segue isolada em primeiro
O mercado de rádio do Distrito Federal está movimentado desde a divulgação do último resultado geral da audiência FM, números repassados às rádios e agências do meio durante a primeira quinzena de setembro passado. O motivo dessa movimentação é o acirramento da concorrência pela segunda colocação geral em Brasília e arredores, devido o crescimento constante visto nos números de uma FM voltada ao segmento jovem/pop. Fora isso o que é observado na pesquisa do Instituto Ibope é a estabilidade da atual líder geral e a evolução de outros projetos de rádios, porém as primeiras posições seguem ao alcance de poucas rádios. Acompanhe o panorama do trimestre junho a agosto/2013 (base 05h-00h, todos os dias e locais):
A Jovem Pan FM 106.3 tem chamado a atenção do mercado de rádio do Centro-Oeste do país devido o seu crescimento constante na pesquisa geral de audiência. Aos poucos a rádio foi ampliando sua média de audiência e gerado uma nova disputa nas primeiras colocações, passando a visar a vice-liderança geral nos principais períodos da medição. No ranking geral do período 05h-00h (todos os dias e locais) a Jovem Pan FM está empatada tecnicamente com a popular/sertaneja Atividade FM 107.1, emissora que na comparação com o resultado anterior chegou a apresentar uma oscilação positiva nesse período. O próximo resultado é imprevisível, porém nas últimas medições a Jovem Pan tem apresentado crescimentos constantes, além de ter sido destaque da última pesquisa ABA/Top Brands, que avalia a força das marcas, com base na lembrança e fidelidade (clique aqui e saiba mais).
Ainda sobre a ponta de cima da tabela com base nos principais períodos da medição de audiência, a Clube FM 105.5 não tem visto concorrência direta em relação à posição que a rádio tem ocupado em Brasília. A rádio segue líder geral na pesquisa de audiência e mantém uma confortável vantagem em relação às demais emissoras participantes da medição, além de ter registrado mais uma alta em sua média de audiência na comparação com resultados anteriores. Esse panorama da Clube tem se repetido a cada pesquisa, conforme já destacado anteriormente pelo Tudo Rádio.
Também é destaque o acirramento da disputa por posições entre a JK FM 102.7 (popular que recentemente apresentou evoluções em Brasília) e a CBN FM 95.3 (emissora jornalística que tem na capital federal um de seus melhores resultados proporcionais entre as rádios dessa rede nacional).
No adulto-contemporâneo a Antena 1 FM 93.7 segue líder nesse segmento em Brasília e na comparação com o resultado passado viu uma melhora significativa em sua média de audiência, mantendo segura essa posição de destaque da rádio.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado no Distrito Federal e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.