Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2013 @ 11:13
São Paulo – Transcontinental, Vida FM e 105 FM são consideradas as forasteiras, com transmissão a partir de outros municípios
Hoje, o Tudo Rádio abriu a redação com um panorama parcial da audiência FM de São Paulo, com base no cruzamento de informações de rádios e agências do meio que receberam o resultado do Instituto Ibope (julho a setembro/2013 – 05h às 00h, todos os dias e locais). Além do tradicional sobe e desce das estações participantes, além do comportamento do meio rádio, a pesquisa também aponta outra curiosidade. Das dez primeiras colocadas nos principais períodos da pesquisa de audiência, três não transmitem a sua programação a partir de São Paulo, emissoras que estão longe do tradicional ponto de localização das estações paulistanas: a região da Avenida Paulista. A líder Transcontinental FM 104.7, além das rádios Vida FM 96.5 e 105 FM 105.1, possuem seus sistemas irradiantes localizados fora da área do município da capital.
A Transcontinental FM é uma estação cujo sistema irradiante está sediado em Mogi das Cruzes, cidade localizada a cerca de 48km da região da Avenida Paulista (distância em linha reta). Apesar da distância a rádio conseguiu alcançar a liderança de audiência, mesmo estando fora do ponto mais alto dentro da área urbana de São Paulo (como é a condição geográfica de suas concorrentes). A considerável altitude do ponto onde está a torre da 104.7 (acima dos 1.000 metros de altitude) e sua condição técnica auxiliaram a propagação da rádio na capital. Porém o fato decisivo é a Zona Leste de São Paulo: a região mais populosa da cidade não é distante de Mogi das Cruzes, local onde o sinal da Transcontinental atinge sem sombras. Se fosse uma cidade a Zona Leste de São Paulo seria o terceiro município em população no país (atrás apenas da própria capital paulista e do Rio de Janeiro).
Essa mesma condição é aproveitada pela Vida FM 96.5, rádio que possuí seus estúdios localizados na zona norte de São Paulo, porém sua transmissão vem da mesma região da Transcontinental. Essas duas estações estão entre as rádios mais ouvidas de São Paulo, cujo desempenho na zona leste paulistana e demais cidades metropolitanas próximas (com destaque para a populosa Guarulhos) elevam o resultado total da audiência dessas FMs na hora de se fechar a média de audiência nos principais períodos da medição. Essa situação também é semelhante no caso da 105 FM 105.1, porém a emissora popular é mais forte em outras áreas da capital e possuí o seu sistema irradiante na Serra do Japi em Jundiaí (localizada ao norte da região da Paulista).
É importante salientar que essa curiosidade não demonstra uma desvantagem técnica de quem está na Avenida Paulista em relação à determinadas zonas da capital. Outro ponto interessante é que algumas FMs de São Paulo que estão nessa área central direcionam o seu sinal para a zona leste, área mais populosa, extensa e que também conta com o maior número de interferências no sinal FM (devido a presença de rádios piratas e também obstáculos oferecidos pela topografia local). Historicamente rádios como Transcontinental e 105 FM costumam ocupar posições entre as rádios mais ouvidas de São Paulo e região metropolitana.
Outras FMs tradicionais de São Paulo não possuem suas torres instaladas no eixo-Paulista e Sumaré, sendo os casos de rádios como Transamérica FM 100.1 (Alto da Lapa) e USP FM 93.7 (Pico do Jaraguá).
Sinais e localizações – Veja como cada rádio chega nos municípios da Grande São Paulo: clique aqui
Veja também o panorama da audiência FM de São Paulo: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.