Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018 @ 07:43
São Paulo - CBN segue com boa margem no período, acima dos 100 mil ouvintes por minuto. Rádio Bandeirantes avança
O tudoradio.com trás novamente um recorte de audiência atualizado do jornalismo no rádio de São Paulo, com base na última medição realizada pelo Kantar Ibope Media na capital paulista e região metropolitana. Mesmo oscilando de forma negativa no número de ouvintes no universo "rádio", o jornalismo contou com ampliação do seu "teto de audiência", isso na comparação com os dois resultados anteriores. Acompanhe o recorte (06-10h/segunda à sexta-feira/trimestre junho a agosto de 2018):
Ampliação do "teto"
Líder no jornalismo na faixa horária nobre do formato (06h-10h, segunda à sexta-feira), qualquer avanço da Jovem Pan AM 620 FM 100.9 resulta na ampliação do "teto de audiência do jornalismo", ou ainda, do "hard-news" em São Paulo. A Jovem Pan registrou um avanço de 4% em sua média de ouvintes por minuto na comparação com as duas pesquisas anteriores, puxando o "teto" da faixa para a cada dos 152 mil ouvintes por minuto.
Essa marca resulta para a Jovem Pan a segunda colocação geral no rádio da Grande São Paulo (06h-10h/segunda à sexta-feira), liderança geral que segue nas mãos da Band FM 96.1 (popular/hits, rádio musical que tradicionalmente ocupa essa condição no mercado paulistano).
Ainda sobre o 06h-10h (segunda à sexta-feira), a CBN FM 90.5 AM 780 continua com uma média superior a 107 mil ouvintes por minuto, ficando assim entre os maiores volumes médios de audiência no rádio paulistano, além da segunda colocação geral para o formato de jornalismo. Vale lembrar que a atual medição é a última a cobrir um período cheio (trimestre) com a CBN ainda operando em 780 AM (saiba mais).
Destaque também para a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840, rádio que variou de forma positiva na atual medição e voltou a ficar posicionada na terceira colocação geral no jornalismo na faixa horária entre 06h-10h (segunda à sexta-feira).
Outro recorte
Outro recorte importante para o horário nobre do jornalismo é a faixa das 07h30 às 09h30 (segunda à sexta-feira), panorama que também contou com elevação do "teto da medição", com os canais da Jovem Pan somando mais de 172 mil ouvintes por minuto, contra 169 mil e 160 mil das pesquisas anteriores. E nesse recorte o volume da BandNews FM 96.9 é superior ao da sua "irmã de grupo", a Rádio Bandeirantes, rádios que estão bem próximas na medição. Já a CBN segue isolada na segunda colocação do formato.
A tendência é de que os próximos resultados contem com a influência do horário eleitoral, já que um dos blocos diários ocupa a faixa das 07h00 (segunda à sábado).
Ocupação da grade jornalística (manhã)
A Jovem Pan leva ao ar o tradicional "Jornal da Manhã", este que conta com variações em seu formato conforme a faixa horária (vai das 06h às 10h00). Já a CBN tem o "Jornal da CBN" também das 06h00 às 10h00, enquanto a Rádio Bandeirantes conta com o "Primeira Hora" às 07h e o "Jornal Gente" das 08h00 às 10h00. Antes, até as 07h00, a rádio tem o tradicional "O Pulo do Gato", iniciado às 05h30.
A BandNews FM leva ao ar das 06h00 às 09h00 o "Jornal BandNews", sendo que das 07h30 às 09h00 a rádio conta com o âncora Ricardo Boechat e a partir das 09h00 abre para a grade local (no caso o "BandNews São Paulo"). Já a Eldorado FM 107.3, que tem o "Jornal Eldorado" das 06h às 09h30.
Porém a ocupação do jornalismo pode ser ainda maior se o mercado considerar as variações do formato em rádios de outros gêneros. Exemplos: emissoras como NOVABRASIL FM 89.7, Kiss FM 102.1, 89 A Rádio Rock FM 89.1, Alpha FM 101.7, USP FM 93.7, entre outras, contam com atrações jornalísticas, mas com seus respectivos perfis (inclusive executando músicas).
Veja também:
> Curiosidade: Jornalismo da Jovem Pan alcança liderança geral em faixa horária nobre do segmento em São Paulo
> Jornalismo: Principais "players" do formato em FM apontam evoluções consistentes no ranking comercial
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.