Terça-Feira, 23 de Outubro de 2018 @ 07:47
São Paulo - Boa parte das emissoras que vieram da faixa AM já utilizam o sistema que envia mensagens de texto para os receptores FMs dos ouvintes
Originadas na faixa AM, várias emissoras que passaram a operar em FM após concluírem seus processos de migração já contam com RDS (Radio Data System). O sistema, que permite o envio de mensagens de texto para os receptores dos ouvintes, não é uma opção para quem está no AM, situação que muda com o inicio das atividades em FM. Como destacado ontem (22) pelo tudoradio.com, quase 500 migrantes AM-FM já foram mapeadas pelo portal. Acompanhe:
São vários fatores que colaboram com a adoção do RDS por essas rádios migrantes: a possibilidade de uso do sistema (diferente do que ocorria no AM), a popularização do RDS entre os receptores disponíveis no mercado (com destaque para smartphones com FM e rádios automotivos) e o acesso por parte dos radiodifusores aos equipamentos que trabalham com essa tecnologia.
O RDS está disponível em equipamentos de valores acessíveis e, em alguns casos com funções mais limitadas, já incorporado em transmissores de FM. Com eles as migrantes AM-FM tem aproveitado o fato de precisarem para construirem seus novos parques irradiantes para colocar o sistema na "lista de aquisições".
A maior adoção do RDS reforça uma das principais recomendações feitas pelas entidades aos radiodifusores, do rádio "parecer tão bom quanto ele realmente é". Ou seja: em telas cada vez mais modernas e cheias de funções, é necessário que as FMs utilizem todos os recursos disponíveis para ampliarem a competição com outras mídias. O assunto foi destaque na NAB Show 2018, realizada em abril passado em Las Vegas (EUA).
Leia mais:
> Coluna tudoradio.com: O rádio precisa parecer “bonito” perante as outras mídias
> Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 500 migrantes AM-FM mapeadas pelos Dials tudoradio.com
Algumas das migrantes mais recentes, como Rádio Aparecida FM 104.3 de Aparecida (SP), e Massa FM 97.9 de Céu Azul (PR), já iniciaram as suas operações com RDS. Em praças de porte populacional considerável, como Uberlândia (MG), as duas migrantes ativas no dial FM da cidade mineira já estão com RDS ativos (Educadora FM 90.9 e Mix FM 106.5).
Rádio Serra do Mar de Antonina (PR), migrante AM-FM que já iniciou suas atividades com RDS ativo / Reprodução: tudoradio.com
O sistema também avança por rádios FMs que já estavam no dial, emissoras que também visam oferecer mais experiências aos ouvintes através da proliferação do sistema nos receptores. Apenas nos últimos quinze dias, o Mapa da Atualização do tudoradio.com captou rádios como Notícia FM 88.9 (Americana-SP), Thathi FM 91.3 (Ribeirão Preto-SP), Atlântida FM 104.3 (Joinville-SC), Visão FM 98.7 (Uberlândia-MG), CBN FM 99.3 (Jales-SP), entre outras, ativando seus sistemas RDS (seja pela primeira vez ou retomando o serviço).
Toda essa movimentação da adoção do RDS é acompanhada diariamente pelo Mapa da atualização do tudoradio.com (clique aqui e saiba mais).
Clique aqui e confira a lista completa de migrantes AM-FM mapeadas pelo tudoradio.com
Dials AM/FM: Ouça aqui e veja a lista de emissoras mapeadas pelo tudoradio.com por todo o país.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.