Quinta-Feira, 14 de Fevereiro de 2019 @ 13:13
São Paulo – Instituto também prevê que receita mundial vai chegar a US$ 40 bilhões em 2019
A Deloitte divulgou um estudo no final do ano passado (dezembro) em que aponta números importantes para o Rádio em todo mundo. Segundo a agência americana, quase três bilhões de pessoas ouvem Rádio todos os dias no mundo. Além disso, um levantamento estima que o investimento no meio em 2019 vai chegar em quase US$ 40 bilhões, aumento de 1% em relação a 2018.
O estudo da Deloitte mostrou que mais de 85% da população adulta ouve rádio pelo menos uma vez na semana, resultado que é igual ao levantado em 2018. Com isso, a agência estima que quase 3 bilhões de pessoas em todo o mundo vão ouvir rádio semanalmente.
Audiência do Rádio entre jovens tem aumentado em todo o mundo
Outro dado importante registrado pela Deloitte é que, ao contrário de outras formas de mídia tradicional, o Rádio continuará a ter um desempenho relativamente bom entre os mais jovens. Nos Estados Unidos, por exemplo, a estimativa é que mais de 90% dos jovens de 18 a 34 anos ouçam Rádio pelo menos uma vez por semana em 2019.
Essa faixa etária também deve ouvir Rádio por cerca de 80 minutos por dia. Em contraste, a audiência de TV entre os jovens de 18 a 34 anos nos Estados Unidos está caindo a três vezes mais em relação ao Rádio. O levantamento ainda aponta que até 2025, os americanos de 18 a 34 anos provavelmente passarão mais tempo ouvindo Rádio do que assistindo TV tradicional.
Veja também:
> Nielsen aponta que consumo de mídia é multiplataforma e ocorre de forma simultânea. Horário nobre ainda reina
> "How Radio Works": Novos estudos explicam qual é o papel do rádio AM/FM para anunciantes
> Radio Show: Presença do Rádio é maior em carros nos Estados Unidos. Executivos falam da necessidade do rádio ser mais online
Alcance no Rádio tem se mantido estável nos Estados Unidos e no Canadá
O alcance semanal do Rádio tem permanecido estável nos Estados Unidos. Desde 2001, o meio alcança 94% da população. No Canadá, esse número é um pouco menor, com 86%. Além disso, em agosto de 2018 foi publicado outro estudo da Deloitte que constatou que, das pessoas que relatam ouvir a rádio ao vivo, mais de 70%o dizem que ouvir todos os dias ou na maioria dos dias.
Essa tendência é constatada tanto para os Estados Unidos quanto para o Canadá, e em todas as faixas etárias. A maioria dos ouvintes de rádio está sintonizando como parte de suas vidas diárias.
Citando o rádio canadense como curiosidade, a receita entre emissoras privadas e públicas, incluindo rádio via satélite vem se retraindo gradualmente. De 2012 a 2016, a receita total de rádio canadense caiu 1%, para 2,2 bilhões de dólares canadenses (US $ 1,1 bilhão).
No entanto, se excluir o rádio do setor público (cuja receita foi reduzida), o declínio na receita de rádio privada foi de apenas 1,1% ao ano, enquanto o rádio via satélite vem crescendo cerca de 6% ao ano.
Com informações da Deloitte. Colaboração de Daniel Starck
Recomendamos:
> ONU divulga mensagem do Dia Mundial do Rádio que ressalta o diálogo, a tolerância e a paz
> Jovem, confiável e regional, Rádio impacta 86% da população em 13 regiões metropolitanas do Brasil
> Radialistas compartilham levantamento da Nielsen que aponta a forte popularidade do Rádio na "era do Spotify"
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.