Quinta-Feira, 26 de Novembro de 2020 @ 09:04
Brasília - Transmissões tiveram início na última quarta-feira (25) na faixa de 25 metros, em Ondas Curtas. Padrão europeu garante qualidade sonora e possibilidade do envio de imagens aos receptores
Na última quarta-feira (25) a Rádio Nacional da Amazônia deu início as suas transmissões em caráter experimental e científico no sistema digital DRM (Digital Radio Mondiale). A emissora está operando na faixa de 25 metros. O DRM é o padrão de rádio digital terrestre europeu, tecnologia que tem se expandido em diferentes países da Europa e da Ásia.
As transmissões em caráter experimental da Rádio Nacional da Amazônia tiveram início na última quarta-feira (25) na frequência de 11.880 KHz, na faixa de 25 metros. O sinal está sendo gerado a partir de Brasília, com um transmissor de 2,5 kw, desenvolvido e produzido em Porto Alegre pela BT Transmitters, empresa que realizou os primeiros testes com um transmissor digital em Ondas Curtas.
Com iniciativa da Universidade de Brasília e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com o apoio da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), a transmissão no sistema digital DRM permite uma melhor fidelidade sonora, além da possibilidade do envio de imagens aos receptores.
Com informações do portal Radiolab
Este conteúdo foi produzido pela equipe de jornalismo do tudoradio.com, especializada na cobertura do setor de rádio e radiodifusão. A supervisão editorial é de:
A redação atua com independência, precisão e foco na atualização constante do meio.