Sábado, 23 de Janeiro de 2021 @ 10:19
Brasília – Campanha "Desinformação mata" já está em curso desde o início da pandemia
A ABERT reforçou sua campanha contra notícias falsas envolvendo a pandemia do coronavírus. Com o início da fase de vacinação, a associação deu novo fôlego ao combate a disseminação de notícias falsas. A campanha "Desinformação mata" já está no ar desde o início da pandemia, no primeiro semestre do ano passado.
De acordo com as informações da ABERT, informações sobre a realidade da circulação do novo coronavírus, supostas curas para a doença e efeitos colaterais das vacinas foram alguns dos temas preferidos por quem propaga a desinformação. Com isso, a campanha visa combater esse tipo de propagação de notícias falsas.
Com o início da fase de vacinação contra a covid-19, diversas informações falsas estão sendo compartilhadas. São teorias errôneas apontam que os imunizantes seriam responsáveis por veicular substâncias tóxicas, instalar microchips nos organismos e até mesmo alterar o DNA dos vacinados.
Esse engajamento na proliferação de notícias falsas chamou a atenção de diversas frentes da sociedade para alertar a população para a necessidade de valorizar informações oficiais, checadas por veículos profissionais de comunicação. A campanha "Desinformação mata" é composta por um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios, a campanha destaca que informação e compromisso com os fatos são as armas para vencer a batalha, e ainda reforça a necessidade de consumir e compartilhar informação verificada.
O material da campanha foi lançado no 20 de março. Nele, a ABERT afirma que "destaca o compromisso da imprensa com a informação checada e segura. Com isso, a ação da ABERT pretende reforçar também a orientação das autoridades públicas para que a população respeite o distanciamento social, enquanto os profissionais de rádio e TV levam, diariamente, informações sobre a COVID-19".
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.