Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 @ 15:16
Rio de Janeiro – Lei que eleva status da emissora pública foi publicada nesta terça-feira (5) pela Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) publicou no Diário Oficial do Estado a lei que também eleva a Rádio MEC como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial. A medida foi publicada nesta terça-feira (5) após a Alerj derrubar o veto do governador Cláudio Castro ao projeto de lei aprovado na Casa. Outra lei também eleva a Rádio Nacional à mesma condição e ainda depende da sanção do governador do estado.
Considerada como a primeira rádio a operar oficialmente no Brasil, a emissora está no ar desde 1923. A Rádio MEC começou como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada pelo antropólogo Edgard Roquette Pinto, pai da radiodifusão no país.
Veja também:
> Rádio MEC estreia no dial FM estendido de Belo Horizonte substituindo a Rádio Nacional
Em 1936, ela foi doada ao Ministério da Educação e desde 2007 a emissora pública é gerida pela EBC, Empresa Brasil de Comunicação. A emissora se destaca por sua programação totalmente voltada para a difusão da cultura brasileira, contemplando toda a diversidade da nossa música. A grade da MEC também conta com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes.
A Assembleia Legislativa também aprovou no dia 1º de junho, o projeto de lei que declara a Rádio Nacional do Rio de Janeiro como Patrimônio Imaterial do Estado. Agora, o projeto foi encaminhado e está aguardando a sanção do governador Cláudio Castro.