Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2022 @ 07:29

Tendências | Podcasts passam a ter a maior parcela da audição de programas no formato personalidade/conversa nos Estados Unidos

São Paulo - Movimento pode ser impulsionado pelo rádio norte-americano, já que há um esforço dos maiores grupos neste formato de áudio digital

Publicidade

Um levantamento preliminar do relatório "Spoken Word Audio Report", que será lançado no final deste mês nos Estados Unidos, apontou que o formato de áudio de personalidade/conversa passou a ter no podcast a sua maior parcela de audição. Historicamente esse tipo de conteúdo sonoro era mais consumido no rádio AM/FM pelos ouvintes norte-americanos. Porém, a notícia não é necessariamente ruim: é preciso sublinhar que os grupos de rádios dos Estados Unidos são os grandes responsáveis pelo impulsionamento no consumo de podcasts naquele mercado. Acompanhe:

A possibilidade de poder acompanhar o seu comunicador ou programa talk na hora que quiser, ou seja, "on-demand", aliado ao impulsionamento do alcance do rádio, são dois pontos fortes para impulsionar os podcasts desse formato. A pesquisa conduzida pela Edison Research junto com a NPR apontou que os podcasts corresponderam por 41% do total da audição desse tipo de conteúdo, contra 39% do rádio AM/FM terrestre (dados de 2022).

Para efeitos comparativos, em 2014, o rádio representou 74% da audição de conteúdos no formato conversa/talk, enquanto os podcasts tinham 12% do total.

O recorte não considera o consumo de música, esportes e notícias, categorizados em outro formato. E mais: é preciso ter em mente que o volume de consumo de podcasts em 2022 é superior ao cenário observado em 2014.

A própria NPR, envolvida na pesquisa, conta com forte atuação na produção de podcasts e impulsiona o conteúdo através de suas estações de rádio. O mesmo vale para a iHeartMedia, que tem no conteúdo de áudio digital uma nova frente de consumo e faturamento, transformando o grupo de rádios em um dos maiores geradores de conteúdo desse formato no planeta. 

Esse movimento de popularização dos podcasts pelo rádio é tão intenso que, em alguns períodos da medição realizada pelo Media Monitor (que monitora a execução de spots e presença de anunciantes no rádio) mostra que os grupos de estações AM/FM viram os maiores anunciantes do meio, através de campanhas próprias de seus podcasts.

Relacionadas:
> Nielsen: Rádio AM/FM é um acelerador de alcance para campanhas digitais de anunciantes
> Artigo "Podcasting vs. Rádio?", por Henrique do Valle
> iHeartMedia passa a medir consumidor e impacto de anúncios em toda sua cadeia de transmissão de rádio

Novamente sobre o consumo de formato personalidade/conversa, o relatório que está presente na pesquisa Share of Ear da Edison Research trás alguns detalhes importantes por faixa etária: em 2022, os adultos mais velhos (com mais de 55 anos) obtiveram 68% de sua programação de personalidade/conversa de AM/FM e apenas 21% de podcasts, enquanto os jovens de hoje (de 13 a 34 anos) obtiveram 60% de sua programação de personalidade/conversa de podcasts e 13% para AM/FM.


Total e recorte etário do consumo de áudio no formato personalidade/conversa

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal RAINNews e da Edison Research

Tags: Podcast, áudio, digital, consumo, comportamento, Estados Unidos, rádio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.