Terça-Feira, 25 de Outubro de 2022 @ 17:17
São Paulo – Peça questionada faz parte do quadro “Fato ou Boato”, que aborda proibições de assuntos relacionados ao candidato à Presidência da República, Lula
O Grupo Jovem Pan (responsável pela operação da Jovem Pan FM 100.9, Jovem Pan News AM 620, TV Jovem Pan News e Panflix) emitiu uma nova nota, onde questionou um vídeo publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobo título “Fato ou Boato”. Segundo o grupo de comunicação, a peça “omite dados importantes sobre a censura imposta pela Corte à Jovem Pan”.
De acordo com o texto publicado no site da Jovem Pan, a informação de que o TSE concedeu direito de respostas à coligação que apoia o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é verdadeira. Porém, o que o grupo questiona é que vídeo “esteja omitindo um detalhe crucial. A decisão da Corte, que impõe censura prévia à Jovem Pan, não encontra respaldo na lei eleitoral e muito menos na Constituição Federal, ao contrário do que afirma o vídeo.”
O grupo ressalta que a própria interpretação que o STF deu à liberdade de expressão e à atividade jornalística ao longo dos anos, especialmente pela ADPF 130 e pela ADI 4451. Com isso, a decisão não oferece amparo legal para que se impeça um veículo de imprensa de tratar quaisquer fatos e assuntos.
Segundo o texto publicado pelo Grupo Jovem Pan “O vídeo ‘Fato ou Boato’ do TSE diz meias verdades, ignora alguns fatos e estimula boatos, postura que leva à desinformação, algo que a própria Corte tenta combater há alguns anos. A sugestão é que inicie essa batalha dentro de casa”.
Saiba mais sobre o caso:
> Jovem Pan publica editorial que afirma estar sob censura após decisão do TSE
> Em comício, manifestantes e Bolsonaro mencionam e fazem defesa da Jovem Pan
Nova nota da Jovem Pan em resposta ao TSE
Video publicado pelo TSE sobre a Jovem Pan