Terça-Feira, 01 de Novembro de 2022 @ 15:11
Jaraguá do Sul - Emissoras operam na região do Alto Vale do Itajaí (SC), com sede em Rio do Sul. Rádio Mirador acabou de migrar do AM para o FM
O grupo de rádios de Jaraguá do Sul (SC) que foi iniciado pela 105 FM 105.7 (popular/hits) acabou de confirmar ao tudoradio.com que já está operando duas emissoras na região conhecida como Alto Vale do Itajaí, cuja principal cidade é Rio do Sul. As emissoras 93,3 FM 93.3 (jovem/pop) e Rádio Mirador FM 98.5 (popular) já estão integradas ao grupo da 105 FM. Vale recordar que a gestão sediada em Jaraguá do Sul já vinha planejando um processo de expansão por Santa Catarina, iniciado pela aquisição da tradicional Rádio Jaraguá FM 101.3. Acompanhe os detalhes:
"Começamos com rádio lá em 2005, através da 105 FM e a intenção foi sempre crescer", diz Jailson Angeli, gestor das emissoras originadas em Jaraguá do Sul. "Já estávamos em conversa com o grupo de Rio do Sul e foi uma grande oportunidade para nós, pois a Rádio Mirador é uma marca muito forte e tradicional de Santa Catarina, assim como a 93", completa o gestor.
Segundo o que apurou o tudoradio.com, o acordo foi finalizado nesta segunda-feira (31) e as duas estações situadas em Rio do Sul já passam a atuar em conjunto com o grupo capitaneado pela 105 FM de Jaraguá do Sul. Serão feitos vários investimentos nas duas FMs do Alto Vale do Itajaí, segundo a gestão do grupo.
Vale destacar que a Rádio Mirador acabou de concluir sua migração da faixa AM para o FM, conforme noticiado em outubro pelo tudoradio.com. O início oficial em 98.5 FM ocorreu no dia 14 do mês passado. Originada em 540 AM, a Mirador foi fundada em 13 de março de 1947.
Expansão a partir da 105
Vista panorâmica da sede da 105 e da Supernova FM, em 2021 / crédito: 105/SN
Tendo a 105 FM como pedra fundamental, o grupo de comunicação que passa a contar com as duas FMs do Rio do Sul é de propriedade da família Lunelli, conhecida principalmente pela sua atuação industrial do ramo têxtil. A 105 FM surgiu em 2005 e, a partir de 2007 passou por forte investimento técnico e tem liderado a audiência local há mais de uma década. As emissoras Supernova FM 101.9 (jovem/pop) e Rádio Jaraguá FM 101.3 (popular/sertanejo-jornalismo) também integram o grupo.
Com suas estruturas técnicas instaladas no Morro do Jaraguá (conhecido como Morro das Antenas), as rádios 105 FM, Rádio Jaraguá e Supernova FM possuem um alcance de sinal considerável entre a região de Jaraguá do Sul, Joinville, litoral norte catarinense, Vale do Itajaí / região de Blumenau e também em parte do planalto norte. A Supernova FM surgiu em 2011.
Desde 2018 as duas estações estão sediadas em um novo complexo, localizado no centro de Jaraguá do Sul. A sede das duas rádios (que abrigará também a Rádio Jaraguá) conta com auditório, estúdios de produção e amplos estúdios para programação ao vivo em formato multiplataforma. A estrutura conta com uma vista panorâmica para a cidade, a partir do Accord Center.
Após mais de 70 anos no ar na faixa AM, a Rádio Jaraguá migrou para o FM em 2019, com data oficial de sua estreia em FM registrada como 19 de julho. A sua frequência original foi a AM 1010. E desde março do ano passado passou a integrar o grupo iniciado pela 105 FM.
Veja também:
> Supernova FM apresenta sua nova marca no Norte Catarinens
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.