Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 06 de Setembro de 2023 @ 07:03

Cresce o interesse de rádios pelo 'RDS do streaming' após lançamento do novo app tudoradio.com

São Paulo - Sistema é simples, mas iguala o streaming de rádio na competição “visual” com o que é oferecido por plataformas como Spotify e YouTube Music

Publicidade

Desde o lançamento do novo aplicativo do tudoradio.com, em julho passado, o número de rádios interessadas em trabalhar com o “RDS do streaming” aumentou. Esse recurso se refere a metadados que permitem mostrar o nome da música, slogan da emissora ou até o nome da estação através do próprio link de streaming. A função oferece um novo serviço ao ouvinte digital, semelhante às vantagens proporcionadas pelo RDS no dial e também pelos metadados de outros serviços online, como os de streaming de música. A iniciativa também impacta positivamente outros dispositivos e ambientes que disponibilizam rádios online.

Após a publicação do novo app, o suporte de rádios do tudoradio.com recebeu solicitações e pedidos de informações de emissoras sobre como trabalhar com os metadados no streaming. Muitas estações de diferentes regiões do país atualizaram seus cadastros para incorporar essa funcionalidade em seu áudio digital. Outras, após contato com o tudoradio.com, informaram que estão organizando a entrega com os nomes das músicas transmitidas e logo disponibilizarão por meio de seus respectivos streamings.

O sistema é simples: a emissora de rádio precisa cadastrar no seu “encoder” (software que capta o áudio da rádio e envia ao servidor de streaming) o arquivo “log” que contém a programação ao vivo da emissora em texto. Esse arquivo, geralmente em formato .txt, é produzido pelos programas de automação e a maioria dos encoders de streaming dispõe dessa opção de envio do log, especialmente em servidores shoutcast e icecast.

A operação deste sistema também é direta: o aplicativo do tudoradio.com reconhece as informações no streaming da rádio e as fornece ao usuário, sem interferência da plataforma. Ou seja, os dados configurados pela rádio em seu streaming serão entregues ao usuário pelo aplicativo. Se o link de streaming estiver configurado para enviar o nome da música em execução, a plataforma reconhecerá essa informação e sincronizará com a escuta do ouvinte.

Várias emissoras brasileiras já adotaram essa configuração. Em São Paulo, por exemplo, rádios como 89 FM A Rádio Rock FM 89.1, Novabrasil FM 89.7, Kiss FM 92.5, Massa FM 92.9, Energia 97 FM 97.7, Jovem Pan FM 100.9, Alpha FM 101.7, Top FM 104.1 e Dumont FM 104.3 configuraram os metadados com nome da música em seu streaming de áudio.

Emissoras como JB FM 99.9 e Positividade FM 104.5 do Rio de Janeiro, Alvorada FM 94.9 e Light FM 103.9 de Belo Horizonte (MG), Educadora FM 91.7 de Campinas (SP), Cidade FM 92.5 de Campinas (SP), Rádio Laser FM 93.3 de Campinas (SP), 98 FM 98.9 de Curitiba (PR), Alpha FM 90.1 de Curitiba (PR), Mundo Livre FM 93.9 de Curitiba (PR), Saudade FM 99.7 de Santos (SP) e Diário FM 99.7 de Ribeirão Preto (SP), Mega FM 92.3 de Ribeirão Preto (SP), Conquista FM 97.7 de Ribeirão Preto (SP), entre outras, também ativaram o serviço em seus respectivos streamings.

Por sua semelhança com o RDS tradicional de receptores de rádio, esse serviço foi carinhosamente apelidado pelos usuários do tudoradio.com de “RDS do aplicativo”.


CarPlay ativo em um rádio automotivo, com o metadado oferecido pela Saudade FM

O uso de ferramentas como essas posiciona bem o rádio na competição por atenção que existe com outras plataformas de mídia. Nos últimos anos, técnicos do Brasil e de outros países têm insistido que o uso do RDS no dial e de metadados no streaming é algo que precisa ser considerado como requisito básico para as emissoras de rádio, já que o número de dados oferecidos por plataformas como Spotify e YouTube Music nas mais diferentes telas é algo que salta aos olhos dos usuários. O tudoradio.com já chegou a publicar um “guia” sobre o assunto RDS, com base nesse apelo do setor técnico.

Nativas no digital, várias webrádios profissionais, que também estão no app do tudoradio.com, já utilizam metadados para ampliar a experiência de seus ouvintes.

O app do tudoradio.com

O tudoradio.com lançou um novo aplicativo agregador de rádios, desenvolvido para proporcionar aos usuários a experiência de sintonizar o dial FM e AM de rádios de todo o Brasil através da internet. A ferramenta possui recurso de georreferenciamento, permitindo que se acesse uma lista de rádios locais. Além disso, está integrada ao portal tudoradio.com, que organiza as rádios por cidades, frequências e relevância. O usuário pode favoritar estações, criando um dial personalizado de acordo com suas preferências. A plataforma foi criada para facilitar o acesso do ouvinte à sua rádio favorita, lembrando e reabrindo a última estação ouvida pelo usuário a partir do segundo acesso.

O aplicativo possui várias funcionalidades inovadoras. Uma delas é a possibilidade de personalização, na qual, ao favoritar rádios de cidades diferentes, o usuário cria um 'dial personalizado'. Os comandos de 'próxima rádio' ou 'anterior' seguem a ordem de frequência. Outro recurso interessante é a já citada função de metadados, que apresenta o nome da música tocada e outras informações da programação, caso a estação disponibilize o serviço por meio do streaming de áudio.

O app, que está disponível para download na App Store (iOS) e no Google Play (Android), também permitirá o controle do aplicativo através de dispositivos Bluetooth, como rádio automotivo, caixa de som ou fones de ouvido. Além disso, o suporte ao Apple CarPlay será lançado nas próximas semanas, com outras compatibilidades seguindo posteriormente. Os usuários do aplicativo anterior do tudoradio.com foram notificados sobre esta nova versão, que foi desenvolvida pela Khube, empresa especializada em serviços de excelência em desenvolvimento, criação e gestão para projetos de tecnologia.

+ Clique aqui para baixar o novo app do tudoradio.com em seu smartphone


Telas “Busca/Destaques”, “Rádios locais” e “Favoritos” do novo app

Relacionadas:
> Metadados transformam a experiência de rádio no novo app do tudoradio.com
> Novo aplicativo do tudoradio.com traz a experiência do rádio para o digital
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária

Tags: tudoradio.com, streaming de rádio, RDS do aplicativo, metadados em rádio, aplicativo de rádio, inovação em rádio, rádios brasileiras

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.