Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 @ 13:05
São Paulo - Unidades móveis de grande porte já estão prontas em sua estrutura e terão suas artes externas finalizadas na próxima semana
O Grupo Jovem Pan conta com duas novidades que têm chamado a atenção do mercado. Uma delas foi o anúncio da aquisição de dois ônibus-estúdio para a realização de externas em São Paulo e em outros locais, a depender da demanda jornalística. Os equipamentos já estão prontos em sua parte técnica interna e receberão as artes da Jovem Pan na próxima semana. Outra novidade é a divulgação do forte desempenho de audiência da Classic Pan FM 76.7 em São Paulo, emissora de formato adulto-contemporâneo que já conta com um alcance de 700 mil ouvintes únicos.
De acordo com a direção do Grupo Jovem Pan, as duas unidades móveis já estão prontas. Trata-se de dois ônibus que acomodam até 10 câmeras, com toda a tecnologia necessária atualmente para transmissões externas. O grupo informou que a ideia é utilizar os estúdios móveis para coberturas jornalísticas, esportivas e também para a realização de eventos, servindo à televisão Jovem Pan News, à rede Jovem Pan News / Jovem Pan FM e às plataformas digitais do grupo, por meio do Panflix.
Tutinha Carvalho e Marcelo Carvalho, gestores do grupo, em apresentação de um dos ônibus da Jovem Pan News / crédito: direção Jovem Pan
Todo o material, como a arte dos ônibus com a marca da Jovem Pan News, deverá ser finalizado na próxima semana, conforme informado pela direção da emissora. A estrutura também foi anunciada por meio dos canais sociais digitais dos gestores do Grupo Jovem Pan.
Equipamentos já instalados e operacionais em um dos ônibus da Jovem Pan News / crédito: direção Jovem Pan
Classic Pan já conta com 700 mil ouvintes únicos
O mercado também continua atento ao crescimento expressivo da Classic Pan, emissora de formato adulto-contemporâneo lançada oficialmente em setembro do ano passado. Hoje, a 76.7 FM de São Paulo já alcança 700 mil ouvintes únicos, segundo a Kantar IBOPE Media. Para efeitos comparativos, esse número era de 23 mil quando a FM foi lançada, aumentando para 89 mil em outubro, 185 mil em novembro, 348 mil em dezembro, 473 mil em janeiro, 601 mil na medição divulgada em fevereiro e, agora, 700 mil na medição conhecida em março (trimestre janeiro a março).
Para dimensionar o tamanho da 76.7 FM, a rádio já se posiciona no top 20 em termos de alcance e total de ouvintes únicos com essa marca.
Na audiência, conforme já noticiado pelo tudoradio.com, a Classic Pan continua como um dos principais destaques do ranking FM ao registrar as maiores altas percentuais de audiência, com novo avanço de 31,71% (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), aproximando-se da disputa pelo top 20 em filtros gerais.
O tudoradio.com já havia indicado anteriormente que a Classic Pan se tornou um termômetro importante para o FM estendido no Brasil. Agora, o mercado analisa o tamanho da penetração dos receptores com eFM (rádios a partir de 76.1 FM), procurando entender se ele é maior para públicos interessados em formatos mais qualificados ou se também para perfis populares.
+ FM estendido em pauta: Classic Pan avança em audiência e novas rádios surgem no dial de São Paulo
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.