Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 @ 06:58

Panorama: Nativa FM avança para o top 3 e Band FM lidera; Alpha FM e Rádio Mix FM crescem em São Paulo

São Paulo - Classic Pan segue em disparada na audiência, enquanto Jovem Pan FM e Antena 1 completam o top 5 geral de audiência; Gazeta FM e Metropolitana também crescem no top 10

Publicidade

São Paulo acompanhou ontem (9) mais uma atualização da pesquisa que mostra como está o consumo de rádio na capital e em sua região metropolitana, sendo este o primeiro panorama com um trimestre completo de 2024. Os dados da Kantar IBOPE Media mostram uma ligeira movimentação positiva no volume de audiência do meio, sendo este o primeiro resultado positivo desde quando o mercado passou a conviver com as atualizações das estimativas populacionais. E chama a atenção a grande movimentação dentro do top 5 em filtros gerais de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2024):

Mudanças no top 3 e complemento no top 5

Continua agitada a movimentação do top 3 de audiência na Grande São Paulo. Agora foi a vez da Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) mudar a configuração do top 3 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ao variar de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior, a 95.3 FM reassumiu a terceira colocação geral em São Paulo, condição esta que foi repetida em outros períodos, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda a sexta-feira). Foi um avanço de três colocações em filtros gerais.

A Nativa FM é seguida de muito perto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) pela Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) e pela Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), que completam o top 5. A Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) está próxima desse grupo, tanto que em filtros de segunda a sexta-feira as posições que completam o top 5 são alteradas.

O topo que não muda em São Paulo

A Band FM 96.1 (popular/hits) aparece por mais um resultado na liderança geral de audiência nos principais períodos da medição, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também o 06h-19h (FM+WEB/segunda a sexta-feira). Ao longo dos últimos nove anos, a emissora tem se destacado nessa condição no mercado de São Paulo, tanto que tem feito campanhas institucionais sobre essa condição na corrida pela audiência.

E com o maior crescimento percentual do top 5 de audiência, a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) conseguiu um feito importante ao diminuir um pouco mais a distância que a separa da líder geral nos principais períodos da pesquisa, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se da menor distância vista entre as duas FMs nos últimos resultados, além de posicionar a Alpha FM um pouco mais longe das emissoras que disputam posições na sequência do ranking FM.

Top 10 movimentado

A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) foi outra emissora que teve um resultado positivo relevante no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e, com o avanço, passa a ficar um pouco mais próxima da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (adulto/jovem-rock/alternativo), esta que segue à frente no ranking FM de audiência. As duas FMs também não estão tão distantes das rádios que brigam por posições no top 5 em filtros gerais.

Na sequência, a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) também apresentou uma variação positiva de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), defendendo assim sua atual colocação no ranking FM da Grande São Paulo.

E a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), em processo de reposicionamento artístico, cravou a maior alta percentual de audiência no top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso assegurou para a FM mais um resultado entre os dez maiores volumes e a aproximou de vez da Metropolitana em filtros gerais.

Mais destaques

A sequência do ranking FM de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) segue com a Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) como a FM posicionada mais próxima do top 10 em filtros gerais, tendo também a Kiss FM 92.5 (adulto/rock) próxima nos principais períodos da pesquisa.

Também próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), as emissoras Rádio Disney FM 91.3 (popular/hits) e Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional-MPB) sustentam suas respectivas colocações em filtros gerais de audiência.

A Energia FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) também foi outro destaque na medição, com uma variação consistente de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a fez avançar uma posição no ranking FM, agora sendo seguida pela BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes).

Chama a atenção do mercado o avanço da Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) na pesquisa, que passa a ficar bem mais próxima do grupo que conta com a Energia FM e a BandNews FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio cravou o terceiro maior avanço percentual entre as FMs posicionadas no top 20 e avançou uma colocação, sendo seguida pela Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes).

Em alta, a CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) aparece na sequência e está isolada em sua colocação em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E o top 20 entre as assinantes da pesquisa segue completado pela Rádio Gospel FM 90.1 (religiosa/gospel), responsável pelo maior avanço percentual de audiência entre os vinte maiores volumes do mercado paulistano.

A Classic Pan FM 76.7 (adulto-contemporâneo) continua como um dos principais destaques da medição ao seguir cravando as maiores altas percentuais de audiência do ranking FM, com novo avanço de 31,71%. Após mais um salto, a emissora se aproximou na disputa pelo top 20 em períodos gerais, estando próxima da Rádio Gospel e da Massa FM 92.9 (popular/sertaneja).

Avanços de posição no top 20:
Nativa FM: Subiu de 6º para 3º lugar (avançou 3 posições).
Energia FM: Subiu de 16º para 15º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 20:
Alpha FM: Aumento de 4,41% na audiência.
Nativa FM: Aumento de 0,73% na audiência.
Gazeta FM: Aumento de 3,31% na audiência.
Metropolitana FM: Aumento de 1,16% na audiência.
Rádio Mix FM: Aumento de 7,95% na audiência.
Energia FM: Aumento de 7,03% na audiência.
Rádio Bandeirantes: Aumento de 7,72% na audiência.
CBN: Aumento de 2,21% na audiência.
Rádio Gospel: Aumento de 15,49% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre dezembro/2023 a fevereiro/2024 vs. janeiro a março/2024.

Panorama anterior:
> Panorama: Antena 1 avança para o top 3; Band FM e Alpha FM seguem com as maiores audiências de São Paulo

Revisão das estimativas populacionais

Vale recordar que, em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico). São Paulo foi uma das praças cuja estimativa populacional foi reduzida, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio.

Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista da Paulista, a partir da região da Consolação, em São Paulo / crédito: depositphoto.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.