Quarta-Feira, 31 de Julho de 2024 @ 09:11
São José do Rio Preto - Afiliada da rede jornalística recebeu autorização para ampliar seu porte operacional e contará com troca de local de transmissão
A CBN FM 90.9 de São José do Rio Preto, conhecida como “CBN Grandes Lagos”, está bem próxima de realizar uma importante mudança técnica no noroeste paulista. De acordo com o Mapa da Atualização do tudoradio.com, a estação jornalística teve autorização para ampliação de seu porte técnico e irá mudar o seu ponto de transmissão na região. Atualmente, a rádio parte de Mirassol, cidade vizinha a São José do Rio Preto, além de ter seu alcance de sinal praticamente restrito a essas duas cidades e adjacências.
De acordo com sua nova ficha técnica, a CBN irá da classe B1 para A4, ou seja, passará a ter um sinal mais regional. A principal mudança será o deslocamento de seu sistema irradiante de Mirassol para São José do Rio Preto, o que fará com que a estação anule os atuais pontos de sombra em algumas localidades da cidade. Com o novo porte técnico, a recepção em seu município de origem, Mirassol, continuará de forte intensidade.
Recentemente, outra estação da região teve uma situação similar aprovada: trata-se da É+ FM 101.7 (popular/hits), que em maio teve seu sistema irradiante deslocado de Onda Verde para São José do Rio Preto, após ampliação de seu porte técnico de A4 para A3. Geralmente, esses casos são concedidos após estudo técnico que permita aumento de potência sem interferência em outras estações, além da garantia de manutenção ou ampliação da intensidade de sinal no município de origem da concessão.
Novamente sobre a CBN Grandes Lagos, o projeto foi inaugurado na região de São José do Rio Preto em 11 de agosto de 2014, na frequência 107.9 FM (atual Rádio Mix FM 107.9). Desde 5 de outubro de 2016, está operando em 90.9 FM, após a migração da antiga Rádio Difusora AM 630 para o FM. Sua trajetória também é marcada pela notoriedade e legado de seu fundador: Deva Pascovicci, famoso narrador esportivo brasileiro, falecido em 2016 na tragédia do avião da Chapecoense, responsável pela implantação da CBN Grandes Lagos.
Hoje a CBN é indicada como uma emissora do Grupo Pascovicci & Moraes de Comunicação, que também é responsavel pela atual Rádio Mix FM 107.9 de São José do Rio Preto.