Segunda-Feira, 02 de Setembro de 2024 @ 07:04
São Paulo - AD Belém migra do FM estendido para o convencional entre São Paulo e Sorocaba; Clube FM de Uberaba e Vanguarda de Ipatinga são novidades em Minas
Como de costume em viradas de mês, o rádio brasileiro passou por diversas alterações em seu dial na transição entre agosto e setembro de 2024. Estas mudanças foram notadas em diferentes regiões do país, abrangendo tanto o Sudeste quanto o Centro-Oeste. Os registros foram feitos em tempo real pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, que registrou alterações de canais, migração AM-FM, entre outras novidades. Acompanhe:
No Grande Rio de Janeiro e na região serrana do estado, a frequência FM 84.9 foi percebida no ar sem nome fantasia, transmitindo uma grade musical de formato adulto-contemporâneo. Anteriormente, o canal se identificava como Rádio Bandeirantes e esteve envolvido na inversão de canais com a até então FM 91.1 de Petrópolis. Hoje, a 84.9 FM é indicada como uma rádio que parte da região serrana, enquanto a outra, por sua vez, parte da capital fluminense.
Em Ibiúna, no estado de São Paulo, a Rádio AD Belém FM 88.7 passou a operar em um novo canal na Grande Sorocaba, migrando da frequência 80.9 FM. Ou seja, a estação religiosa conseguiu um espaço no espectro FM convencional (de 88.1 FM a 107.9 FM) para operar, deixando o eFM (FM estendido, de 76.1 a 87.3 FM). O alcance da nova rádio fica entre a Grande Sorocaba e a Grande São Paulo, mas não chega ao sul da Grande Campinas, devido à presença da Clip FM 88.7 de Indaiatuba.
No interior de Minas Gerais, hoje (2) ocorre a estreia oficial da Clube FM 89.9 de Uberaba, ligada à Rede Clube FM Brasil. A emissora já estava gerando expectativa nas últimas semanas e é uma FM originada do processo de migração AM-FM da antiga AM 670. A estreia oficial será realizada em instantes, a partir das 8h00, com a apresentação de Uberaba em rede nacional.
Ainda em Minas, ontem (1º), a Rádio Vanguarda FM 91.3 de Ipatinga foi sintonizada no ar. A emissora é resultado de uma migração AM-FM, operando anteriormente na AM 1170, agora em classe B1 com a ida para o FM.
Em Barretos, também no interior de São Paulo, devido ao final dos projetos especiais relacionados à Festa do Peão de Boiadeiro, a Rádio REDEVIDA FM 97.9 retornou ao ar com seu formato religioso/católico, após uma substituição temporária pela Ipiranga FM, que era um projeto especial de "naming rights" com a famosa marca da rede de postos Ipiranga.
Outro fato também relacionado ao fim da festa é que a Rádio Colina FM 105.1, de formato popular/sertanejo, retomou suas operações. A emissora havia sido substituída temporariamente pela Rádio Barretão FM.
No Centro-Oeste, a Rádio Santelenense FM 90.5 de Santa Helena de Goiás foi sintonizada na região de Rio Verde. A emissora é também uma migrante AM-FM, operando agora na classe A2, após a migração da AM 1010.
Uma série de novidades técnicas também foram percebidas nos dials e registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.
Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço:
+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
Logotipos de algumas das emissoras envolvidas em novidades nesta virada de mês
Relacionadas:
> Agosto traz mudanças no rádio: Curitiba lidera em número de trocas e São Paulo desliga duas AMs tradicionais
> Julho começa com Maravilha FM, Rádio Mix FM, Rádio Mais, Clube FM e Arauto News FM entre as novidades
> 89 FM A Rádio Rock, Clube FM, Massa FM, Metropolitana FM e Rádio Mix FM têm estreias previstas para as próximas semanas
> Virada para junho tem mudanças em dials de quatro capitais, estreias no interior e avanço da migração AM-FM
> Rádio Cidade surge no FM de Curitiba (PR), Clock FM em Vitória (ES), troca no Rio de Janeiro e Clube FM segue em expansão
> São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, São Luís e Vitória estão com novidades previstas para maio
> Curitiba (PR), Brasília (DF), Maceió (AL) e o interior paulista começam o mês de abril com novidades no dial FM
> Com Ribeirão Preto e Campinas chamando a atenção, 2024 começa movimentado no rádio do interior paulista
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.