Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 03 de Abril de 2024 @ 07:01

Curitiba (PR), Brasília (DF), Maceió (AL) e o interior paulista começam o mês de abril com novidades no dial FM

Brasília - Hoje (3) está prevista a estreia da FM O Dia na Região dos Lagos (RJ); novas migrantes AM-FM e outras estreias prometem movimentar o mês

Publicidade

Abril começa movimentado nos mercados importantes do país. Duas capitais perceberam mudanças no primeiro dia do mês, com o surgimento de novas FMs religiosas no mercado. Também ocorreram duas entradas de rádios de formato popular no interior de São Paulo, entrada de uma nova FM pública em Maceió (AL) e, hoje (3), está prevista a estreia de uma rede popular na Região dos Lagos (Rio de Janeiro). A tendência é de que abril seja um mês de muitas novidades em diferentes regiões do país, com a redação e o Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanhando esses movimentos.

Em Curitiba (PR), na noite de segunda-feira (1º), foi percebida no ar a Fraternidade FM 95.7, emissora de formato religioso/católico-ortodoxo. Trata-se da primeira estação desse gênero na capital paranaense e substitui a programação da até então 95 FM, que nos últimos meses estava como popular/hits. A 95.7 FM é uma rádio educativa cuja transmissão parte da cidade de Piraquara (PR), mas cobre com facilidade toda a cidade de Curitiba. A Igreja responsável pela Fraternidade FM já ocupava um horário no período da manhã da emissora, além de também contar com programas nas emissoras Rádio Tradição FM 102.9 e Rádio Cidade AM 670, estações que também estão na região.

Outra capital com novidade na segunda-feira (1º) foi Brasília (DF). De forma surpreendente, a Nossa Rádio FM 89.9 surge no dial local e substitui a Alpha FM, que confirmou em nota o encerramento de suas atividades. Conforme já noticiado pelo tudoradio.com, a Nossa Rádio teve uma rápida passagem pela região entre o segundo semestre de 2023 e março passado, através de um canal de Padre Bernardo (entorno do Distrito Federal, cidade do estado de Goiás). Agora retorna a partir de uma estação sediada na capital federal. A novidade interrompe um período histórico da 89.9 FM com algum formato de orientação adulto/clássico (Brasília Super Rádio) e adulto-contemporâneo (Alpha FM).

Antes da virada do mês, Maceió, capital de Alagoas, percebeu o início da operação experimental da Rádio Difusora FM 93.3, originada da AM 960. Integrante ao IZP (Instituto Zumbi dos Palmares), a emissora pública avança mais um passo na sua transição de sintonia, por enquanto operando com cobertura de sinal reduzida. Ainda não há confirmação oficial sobre a data de estreia oficial da FM pública na capital alagoana. 

Em São José do Rio Preto, no interior paulista, os ouvintes perceberam o início da operação de expectativa da É+ FM 101.7, de formato popular/hits, que está preparando o seu retorno definitivo ao dial. Trata-se de um projeto do Grupo Kboing, que também gere a Kboing FM 100.3 (jovem/adulto-pop). A nova emissora substituiu a Antena 1 no dial local e está em formato de expectativa, com o nome da rádio sendo interrompido por sinais sonoros, a fim de esconder a marca definitiva no ar. A inauguração está prevista para o próximo dia 8.

Também no interior paulista, mas mais ao sul, ocorreu o retorno da Sintonia FM 98.5 de Dois Córregos, na região de Jaú. A mudança também foi percebida no primeiro dia do mês, quando a nova rádio local substituiu a longa trajetória da Rede Aleluia pela frequência. A nova fase da FM remete à sua origem, quando operou como Sintonia FM até 1997. Nos dez anos seguintes, atuou como Transamérica Centro Paulista e, a partir de 2007, como Rede Aleluia, voltada para Jaú.

E hoje (3) também ocorre a estreia da FM O Dia FM 102.5 de Cabo Frio, na Região dos Lagos (Rio de Janeiro). A rede de formato popular/hits está em forte ritmo de expansão e vai consolidando sua presença em áreas importantes do território fluminense. A estação, que tem porte regional de cobertura de sinal, já estava em expectativa para a chegada da FM O Dia desde março passado.

Abril também reserva várias possíveis estreias que estão previstas para este mês. A Rede Clube FM Brasil, por exemplo, tem a expectativa de lançar pelo menos duas afiliadas novas a partir da segunda quinzena, através das rádios Clube FM 102.5 de Mogi Guaçu (SP) e Clube FM 103.9 de São Sebastião do Paraíso (MG). Entre outras novidades previstas, como uma série de pedidos de trocas/entradas de canais principalmente por parte de migrantes AM-FM, também existe a possibilidade de início das operações da Rádio Record FM 77.1 de São Paulo, originada da tradicional AM 1000.

Uma série de novidades técnicas foram percebidas nos dials e registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. E o mês de abril tende a ser movimentado, já que uma série de estreias estão previstas para acontecer nas próximas semanas.

Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço: tudoradio.com/mapa.

+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país


Algumas das emissoras envolvidas nas novidades recentes no dial

Relacionadas:
> Com Ribeirão Preto e Campinas chamando a atenção, 2024 começa movimentado no rádio do interior paulista
> Liberal+ FM, Jovem Pan News e Antena 1 são algumas das marcas envolvidas em novidades neste início de mês
> São Paulo, Belém, João Pessoa e Centro Oeste Paulista tem novidades nesta segunda-feira (11)
> BandNews FM, Clube FM, Rádio Mix FM, 012 News FM, Ótima FM e Rádio Atual movimentam o dial

Tags: Mudanças, dials, FM, Curitiba, Brasília, Maceió, São José do Rio Preto, Cabo Frio, migração AM-FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.