Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023 @ 07:02

Novidades de dezembro: BandNews FM, Clube FM, Rádio Mix FM, 012 News FM, Ótima FM e Rádio Atual movimentam o dial

São Paulo - Mercados como o de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, João Pessoa, São Paulo, entre outros, estão na lista de novidades para este mês

Publicidade

Como é de costume, viradas de mês são acompanhadas de muitas novidades nos mais diversos dials em FM do país. As retas finais do ano costumam ser ainda mais intensas nesse tipo de movimentação. Só para hoje, 1º de dezembro, estão programadas quatro estreias oficiais, sem contar aquelas que podem ocorrer fora do radar da mídia especializada. Dezembro promete ser movimentado: oficialmente, estão previstas 14 novidades, incluindo mercados grandes como São Paulo, Recife, Ribeirão Preto, João Pessoa e São José do Rio Preto. Acompanhe o que está previsto e é acompanhado diariamente pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Hoje, São José do Rio Preto, cidade do noroeste paulista, é o mercado mais populoso com novidades confirmadas. Já está no ar a Clube FM 88.9 (popular/hits), nova afiliada da Rede Clube FM Brasil, marca que antes estava em 107.9 FM. Esse movimento também envolve outra novidade: a estreia da Rádio Mix FM 107.9 (jovem/adulto-pop), justamente no canal que operava até ontem como Clube FM. Anteriormente, a Rede Mix de Rádio estava em 95.7 FM.

Outro importante mercado paulista com novidade hoje é Taubaté, no Vale do Paraíba. O Grupo 012 News implementa nesta sexta-feira a 012 News FM 106.5 (jornalismo/adulto-contemporâneo), substituindo a Energia FM no canal. A 012 News já operava na região através da 94.5 FM de São Luís do Paraitinga, mas esse canal será desativado. A novidade visa uma melhor cobertura de sinal no mercado de Taubaté.

O mesmo Grupo 012 News é pivô de outra novidade no interior paulista nesta sexta-feira. Trata-se da estreia oficial da Ótima FM 100.9 de Mogi Guaçu, estação que passa a ser afiliada da Rede Ótima FM (popular/hits), com operação voltada à Baixa Mogiana. A estação estava em fase de expectativa nos últimos dias e aguardava finalizar detalhes técnicos para entrar no ar de forma definitiva. A previsão de estreia oficial está para as 13h00.


Logotipos das emissoras envolvidas nas novidades previstas para esta sexta-feira (1º)

Outras novidades, envolvendo mudanças técnicas, serão listadas ao longo do dia de hoje no Mapa da Atualização do tudoradio.com, impactando diretamente as listagens dos Dials FM/AM do tudoradio.com.

Mais mudanças em dezembro

Pelo menos 10 mudanças estão confirmadas ou previstas para acontecer até o final de 2023. Mercados grandes como São Paulo, Recife, Belém, João Pessoa e Ribeirão Preto estão na lista de possíveis novidades. Na capital paulista, é prometida para o próximo dia 8 a estreia oficial da Rádio Atual FM 94.1 (popular/música regional), projeto que já estava no ar em fase experimental e também ocupa a faixa AM 1230.


Logotipo da Rádio Atual de São Paulo

No Recife, pode ocorrer o encerramento da operação da tradicional Rádio Clube AM 720, de formato popular/esportes. A estação ainda não informou oficialmente sobre essa condição, prevista para o próximo dia 7, mas a equipe atual da estação chegou a falar sobre o assunto publicamente.

Em João Pessoa, é aguardada a transição de projetos entre grupos, envolvendo a Rede BandNews FM. A marca jornalística passará a contar com a BandNews FM 101.1, deixando a operação atual da 103.3 FM. A troca também impactou a 107.7 FM em novembro, já que a Deus é Amor, que ocupava a 101.1 FM, foi para o novo canal e libera espaço para a entrada da rede jornalística, que será comandada pelo Sistema Arapuan.

Outra novidade indicada para o mês é o início da nova grade da 99 FM 99.9 de Presidente Prudente (SP), rádio que vai operar no formato adulto/educativo a partir do próximo dia 88. Nos últimos anos a estação executou um projeto popular/hits que foi transferido em setembro passado para a atual Rádio Fronteira FM 102.3.

No dia 11 entrará no ar de forma oficial a Liberal + FM 98.9 de Belém, estação é originada da migração AM-FM da extinta Rádio Liberal AM 900 de Belém, que iniciou uma programação de expectativa em setembro deste ano. Segundo as informações da emissora, a grade da Rádio Liberal + terá quadros de culinária, de política direto de Brasília, com correspondentes espalhados por várias praças do Pará e fora do estado. Além disso, a emissora também vai manter as transmissões de futebol das equipes do estado. 

Em Ribeirão Preto, o Mega Sistema de Comunicação vai implantar a Rádio Mix FM 99.3, nova afiliada da Rede Mix de Rádio. A estação é uma migrante AM-FM da antiga AM 750 e tem estreia prevista para o próximo dia 14. A cidade também aguarda a possibilidade de estreia da Nativa FM 101.9 (popular/sertaneja-romântica), originada da troca de canal da Rádio Bandeirantes FM 85.3, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.


Logotipo da futura Rádio Mix FM de Ribeirão Preto

A mesma Rede Nativa FM, prometida para Ribeirão Preto até o final deste ano, também tem a possibilidade de iniciar sua operação em Presidente Prudente (SP), através da futura Nativa FM 98.5, migrante AM-FM da atual Prudente News AM 1070. A estreia ainda não tem data definida e pode acontecer a partir do começo de 2024.

Envolvida em novidades na data de hoje, a rede Clube FM Brasil também pode ter outras três estreias em dezembro. A confirmada é a entrada da Clube FM 88.7 de São Manuel (SP), na região de Botucatu, programada para o próximo dia 11. Além disso, a marca também aguarda a definição das datas do início oficial da parceria com a Rede Conecta, que resultará nas emissoras Clube FM 102.5 de Mogi Guaçu (SP) e Clube FM 92.5 de Ipuã (SP).

Todos os registros de novidades foram feitos pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. Confira a lista completa através do endereço: tudoradio.com/mapa.

+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país

Relacionadas:
> Novidades no dial: panorama das mudanças nas emissoras de rádio em novembro
> EP FM, Energia FM, Antena 1, Nossa Rádio e Rádio Atual estão entre as novidades na virada de mês
> FM O Dia, Classic Pan, Rádio Mix FM e Transamérica são as novidades de setembro
> Agosto começa com mudanças em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Campinas e Barretos
> Nativa FM, Jovem Pan FM, Clube FM e Massa FM contam com estreias nesta segunda-feira (31)
> Massa FM, CBN, Rádio Manchete e Rede Aleluia são algumas das novidades no dial nesta virada de semestre
> CBN, Jovem Pan FM, Rádio Mix FM e Kiss FM estão envolvidas em novidades no dial FM
> Novidades no rádio brasileiro em abril incluem CBN, Jovem Pan News, Rádio Mix FM, Transamérica e Rádio T
> Rádio Brahma FM, Rádio Itatiaia, LongPlay FM, Rádio Verdinha… março começa com mudanças no FM
> EP FM em SP, Rádio Mix FM em SC, JC FM em PE… virada de mês movimentada no dial
> Marcas como Band FM, CBN, Antena 1, Norte FM estão envolvidas em mudanças no dial FM

Tags: Mudanças, dials, FM, BandNews FM, Rádio Mix FM, 012 News, Ótima FM, Clube FM, Rádio Atual

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.