Segunda-Feira, 03 de Junho de 2024 @ 07:06
Alteração de maior expectativa ocorre no Rio de Janeiro, devido a troca técnica em curso entre duas FMs geridas pelo Grupo Bandeirantes
Como não poderia ser diferente, o rádio brasileiro tem mais uma virada de mês agitada em diferentes dials, com muitas mudanças, expectativas, estreias e avanços do processo de migração AM-FM. Neste final de maio e início de junho, o Mapa da Atualização do tudoradio.com registrou alterações no Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, São Luís, Porto Velho, Americana, Juazeiro do Norte, Chapecó, Alto Vale do Itajaí (SC), Norte Paulista, entre outras localidades. Acompanhe em detalhes o que já é público:
No Rio de Janeiro, conforme já abordado pelo tudoradio.com, a FM 91.1 passou a veicular uma nova grade musical no formato popular/hits, sem nome fantasia definido, substituindo a Mood FM. A troca foi realizada no dia 31, na faixa das 18h00. No mês passado, a Mood FM encerrou suas transmissões ao vivo e entrou em uma fase final de programação musical contínua até o encerramento definitivo das operações.
A 91.1 FM está envolvida em um processo de mudanças técnicas de duas FMs do Grupo Bandeirantes: ela, que parte com seu sinal de Petrópolis, será deslocada para 84.9 FM. Já a atual Rádio Bandeirantes FM 84.9 do Rio de Janeiro terá sua estação acomodada em 91.1 FM, partindo da capital. Nos próximos dias, o Grupo Bandeirantes deverá definir quais projetos ocuparão em definitivo os canais.
Hoje (3) ocorre mais uma etapa do reposicionamento da Interativa FM 94.9 de Goiânia (GO), emissora de formato jovem/adulto-pop/rock. A estação estreia nova identidade visual e altera de forma considerável a sua grade de programação, com várias novidades. Esse processo de evolução da 94.9 FM foi iniciado em outubro do ano passado, quando o atual formato artístico foi implementado. Na sequência, a Interativa FM inaugurou novos estúdios e agora faz mais uma evolução em seu planejamento.
Já neste sábado, a Rádio Cidade AM 670 de Curitiba (PR) encerrou suas transmissões e agora opera em FM 85.3, adotando um formato jovem/adulto-pop. A ida para o FM ocorreu no último dia 17 e, nesta virada de mês, foi consolidada a operação em nova faixa com o desligamento do sinal em AM. A 670 AM já carregou vários projetos em sua trajetória, chegando a ser afiliada da Rádio Globo, repetidora da CBN e, mais recentemente, estava como uma estação popular. É controlada pelo Grupo J.Malucelli, o mesmo que opera as rádios Alpha FM 90.1 e BandNews FM 96.3.
Também ocorreu a oficialização da operação da Mirante News FM 104.1 de São Luís (MA). O novo projeto é uma evolução da tradicional Rádio Mirante AM 600, origem do novo canal. A 104.1 FM foi ativada no dial no final de abril e ficou todo o mês de maio operando em formato de expectativa, até a divulgação de sua nova grade de programação a partir deste sábado (1º).
Em Vitória (ES), a Clock FM 94.1 estreou oficialmente, funcionando em conjunto com a Clock FM 105.7. Ambas operam no formato adulto-contemporâneo, sendo que esse processo é uma transição para a fixação exclusiva da marca Clock FM no novo canal. A 94.1 FM possui uma melhor qualidade de sinal nas áreas mais densas em população na Grande Vitória, enquanto a 105.7 FM, que parte de Domingos Martins e foi o ponto de estreia do projeto em 2019, tem sinal regional.
Em Juazeiro do Norte (CE), a Rede Aleluia FM 100.5 iniciou suas operações, substituindo a Rádio 100 FM na região do Cariri. A mudança faz parte de um movimento para expandir a cobertura da Rede Aleluia, focada em conteúdo religioso e gospel. Já o projeto que estava antes no ar, de formato jovem/adulto-pop, seguirá ativo via internet.
Ainda em 1º de junho, a Jovem Pan FM 93.9 de Rio do Sul (SC) iniciou operações conjuntas com a Jovem Pan FM 92.3, que está em transição de canal, substituindo a Jovem Pan News. Simultaneamente, a Jovem Pan FM 92.3 também está preparando a chegada da Massa FM, embora ainda sem data definida. As estações são controladas pelo GCD e as mudanças foram realizadas às 08h00 deste sábado (1º).
Também há a transição operacional da FM 103.7 de Anápolis (GO), conhecida nos últimos anos como Amor FM, rádio que passa para o controle do Grupo Mais Goiás e, nos próximos meses, deverá implantar uma nova programação de formato jornalístico e esportivo, cobrindo também a Grande Goiânia. A Amor FM, no ar desde 2018, era um projeto comandado e idealizado pelo cantor Amado Batista.
E em Porto Velho houve o retorno da transmissão da Rede Ativa FM 107.9, projeto de formato popular/hits que se ausentou da capital de Rondônia após um curto período do canal transmitindo a rede Antena Hits, esta que por sua vez segue ativa no interior do estado. A mudança em 107.9 FM foi percebida neste sábado (1º)
Mais mudanças
A Rede Clube FM Brasil, que vem de um processo rápido de expansão neste primeiro semestre de 2024, estreia hoje sua afiliada em Chapecó (SC). A Clube FM 104.5 iniciou sua expectativa no último dia 23, quando substitui a atual Sonora FM. Já a estreia definitiva ocorre hoje (3) e a possível próxima poderá ser através da futura Clube FM 101.5 de Ourinhos (SP). Vale recordar que a marca inaugurou a Clube FM 88.1 de Mogi Guaçu (SP) no final de maio e já tem engatilhadas as afiliadas Clube FM 97.1 de Fortaleza (CE), Clube FM 106.3 de Natal (RN) e Clube FM 92.5 de Ipuã (SP).
Já em Americana (SP), na Grande Campinas, ocorrerá no dia 10 a estreia da Rádio Zé FM 76.3, projeto de rádio popular do Grupo Liberal, originada do processo de migração AM-FM da antiga Rádio Clube AM 580. A estação em FM entrou no ar de forma experimental no começo de maio. A Zé FM chegou a ser anunciada pela primeira vez em fevereiro passado.
A Rádio Cultura FM 96.1 de Ituverava (SP), de formato religioso/católico, começou a ser sintonizada na região de Franca, sendo uma emissora migrante AM-FM de classe A4 de operação. Este movimento é parte do contínuo processo de modernização e migração das rádios AM para a faixa FM. A FM é originada em AM 1450 e existem relatos de boa cobertura regional de sinal em 96.1 FM.
A Pop FM 89.9 de Cajati (SP) iniciou operações no Vale do Ribeira, com uma concessão nova de classe C e formato popular/hits, expandindo a cobertura e diversidade de estações de rádio na região. No mesmo dia, a Rádio Fascinação FM 92.3 de Itapetinga (BA) iniciou suas operações em fase experimental no Centro Sul Baiano, sendo uma emissora migrante AM-FM de classe B2. A Pop FM 107.9 de Taquarituba (SP) também passou a operar em seu novo canal na região de Avaré, substituindo a frequência FM 90.9.
Logotipos de algumas das FMs envolvidas nas mudanças nos dials nesta virada de maio para junho
Uma série de novidades técnicas foram percebidas nos dials e registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. E o mês de junho tende a ser movimentado, já que uma série de estreias estão previstas para acontecer nas próximas semanas.
Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço: tudoradio.com/mapa.
+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
Relacionadas:
> Rádio Cidade surge no FM de Curitiba (PR), Clock FM em Vitória (ES), troca no Rio de Janeiro e Clube FM segue em expansão
> São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, São Luís e Vitória estão com novidades previstas para maio
> Curitiba (PR), Brasília (DF), Maceió (AL) e o interior paulista começam o mês de abril com novidades no dial FM
> Com Ribeirão Preto e Campinas chamando a atenção, 2024 começa movimentado no rádio do interior paulista
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.