Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2024 @ 17:11
Brasília – Segundo agência, espectro foi liberado pelas estações usadas por emissoras de rádio e TV
A Anatel anunciou que a tecnologia 5G está liberada para instalação em todo o território nacional. A ativação do sinal foi possível após a retirada das interferências que impediam sua operação em algumas localidades, com a limpeza da faixa de frequência de 3,5 gigahertz. Essa faixa era tradicionalmente utilizada por serviços de radiodifusão e de televisão aberta via satélite, principalmente por antenas parabólicas, que operavam na Banda C. A tecnologia, considerada o "5G puro", poderá ser ativada pelas operadoras em qualquer cidade do país, embora sua implementação completa deva seguir o cronograma estabelecido no edital do leilão de 2021, que prevê cobertura em todas as cidades até o final de 2029.
A desocupação da faixa envolveu um processo complexo, que resultou na retirada de 1.482 estações. Estas eram usadas não apenas por emissoras de rádio e TV, mas também por instituições de ensino a distância e pela Aeronáutica. Como parte da solução, foram distribuídos 4,3 milhões de kits de conversão gratuitos às famílias beneficiárias de programas sociais federais, garantindo o acesso ao sinal aberto de televisão para quem dependia da parabólica tradicional.
Com a liberação do 5G, o rádio FM também é impactado positivamente. A nova tecnologia oferece uma infraestrutura mais robusta de conectividade, que permite maior estabilidade e velocidade para o streaming de conteúdo das emissoras.
Isso se traduz em uma experiência melhor para os ouvintes que acompanham as programações pelas plataformas digitais e aplicativos de rádio. Além disso, o 5G fortalece a tendência de mobilidade e ampliação do alcance do conteúdo das emissoras, facilitando a conexão em dispositivos como smartphones, smart speakers e automóveis conectados.
Especialistas destacam que o avanço da tecnologia impulsionará ainda mais a digitalização do rádio e reforçará a presença das emissoras nos meios digitais, sem interferências de sinal, com maior qualidade de áudio e transmissão. O processo representa uma importante evolução tecnológica para o setor e uma nova etapa na relação das rádios com seu público.
Para se ter uma ideia da mudança, a latência menor significa que o usuário terá mais facilidade para acessar qualquer conteúdo. Hoje, com a rede ainda limitada e utilizando estruturas do 4G, é possível perceber maior tempo de carregamento de conteúdo, sombras de cobertura, ocasionando maior perda de dados, diminuição de autonomia de baterias, entre outros incômodos.
A qualidade técnica avança, assim como o uso de todos os recursos disponíveis ao streaming. É possível constatar em plataformas agregadoras de rádio, como o tudo.radio e o App tudoradio.com, que a experiência do usuário foi aprimorada pelas próprias estações, que passaram a cuidar da qualidade do áudio disponibilizado via streaming e até a geração de conteúdos adicionais por esses canais enquanto o dial cumpre obrigações específicas, como horários políticos e Voz do Brasil, mantendo o ouvinte engajado com o perfil da rádio durante toda a geração de áudio ao vivo.
Escuta de rádio via streaming em carros; 5G impulsiona esse tipo de consumo. Apple CarPlay com o app do tudoradio.com
Leia também:
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras
> Desligamento de redes 2G e 3G pode acelerar avanço do 5G na América Latina, diz 5G Americas
> Artigo "Futuro próximo do rádio une ferramentas e ações que priorizam a experiência do ouvinte", por Daniel Starck
> Alerta: Engenheiro da NAB reforça a importância dos metadados e RDS para emissoras de rádio
> Mais 189 municípios brasileiros poderão receber sinal 5G a partir de segunda-feira (30)
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.