Sexta-Feira, 11 de Abril de 2025 @ 16:21
São Paulo - Estudo aponta que a recomendação de locutores gera maior atenção e confiança dos ouvintes, potencializando resultados de campanhas publicitárias.
Um estudo recente conduzido pela Audacy evidenciou o impacto positivo que os comunicadores de rádio e podcasts exercem na decisão de compra dos ouvintes. De acordo com a análise, anúncios lidos por locutores aumentam em até 67% a intenção de compra, demonstrando a força da recomendação pessoal feita por essas vozes conhecidas do público.
O levantamento, apresentado por Deepika Das, gerente sênior de Pesquisa e Insights da Audacy, se baseia em dados da mais recente Techsurvey da Jacobs Media. Nele, cerca de dois terços dos ouvintes afirmaram que sintonizam o rádio principalmente por conta dos comunicadores. Esse vínculo reforça a credibilidade dos locutores e os transforma em importantes aliados das marcas.
Segundo Das, os ouvintes de rádio são 2,7 vezes mais propensos a notar anúncios lidos por comunicadores do que comerciais gravados. No ambiente dos podcasts, o efeito é ainda mais expressivo: ouvintes são cinco vezes mais propensos a se engajar com uma propaganda quando ela é feita pelo próprio apresentador do programa.
“Anúncios feitos por um comunicador de áudio recebem mais da minha atenção do que os comerciais gravados”, pontua Das, destacando ainda que os ouvintes são 67% mais inclinados a comprar um produto após a recomendação de um locutor. Essa eficácia é atribuída à confiança que os comunicadores constroem com seu público ao longo do tempo.
Um exemplo citado no estudo é a campanha realizada pela marca de hidratação Liquid I.V., que se associou ao podcast Up and Vanished, da Tenderfoot TV. A ação consistiu em integrar o anúncio ao enredo do programa, tornando-o relevante e autêntico. O apresentador Payne Lindsey compartilhou experiências pessoais com o produto, o que contribuiu para uma conexão emocional mais forte com o público e maior lembrança da marca.
O estudo reforça que a audiência de rádio e podcasts não é passiva. Ao contrário, ela cria laços com os comunicadores que ouve com frequência, tornando as recomendações feitas por esses profissionais ferramentas poderosas para os anunciantes.
Leituras relacionadas:
> Entrega de publicidade segmentada via dial é uma das tendências comerciais para o rádio em 2025
> Para crescimento em receitas de publicidade local, equipes de rádio precisam vender on e offline
> Rádio tem ampla liderança no tempo dedicado ao consumo de áudio com anúncios
> Previsões para o áudio digital em 2025: executivos destacam tendências para rádio, podcasting e marketing
> Estudo aponta que rádio lidera em percepção de expertise em marketing, mas enfrenta desafios na área digital
> Publicidade em áudio terá crescimento global em 2025, projeta Dentsu
> Rádio é mensurável e, quando bem executado, entrega resultados para a publicidade, indica Nielsen
> Pesquisa aponta desafios para mensuração em áudio digital; podcasts apresentam obstáculos
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações da Radio Ink
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.