Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025 @ 06:46
Curitiba – Transamérica e Clube FM também disparam em audiência e ajudam na alta do mercado
O mercado de rádio de Curitiba foi mais um a registrar avanço na média de audiência do FM local, conforme aponta a nova pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. Houve crescimento generalizado entre emissoras de diferentes formatos, com algumas registrando variações expressivas de alta. De modo geral, a audiência do rádio local cresceu 2,3% em períodos gerais, impulsionada pelas mudanças metodológicas e pela atualização das estimativas populacionais. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2025):
Top 5 sem mudanças
No que diz respeito à organização do ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Curitiba não registrou alterações no top 5. Melhor para a 98 FM 98.9 (popular/hits), que manteve a liderança geral de audiência nos principais filtros da medição, sustentando essa condição de destaque pela sétima pesquisa consecutiva. Em métricas de alcance, a 98.9 FM também segue na liderança, atualmente com 682 mil ouvintes únicos na Grande Curitiba.
Na sequência, a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) apresentou mais uma variação positiva em sua média de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a deixou ainda mais próxima da atual líder geral. A diferença para a 98 FM chega a ser inferior a mil ouvintes por minuto, e a Massa FM também mantém a vice-liderança geral em alcance, com 665 mil ouvintes únicos na Grande Curitiba.
Outro destaque relevante da pesquisa foi a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa), emissora que manteve, pela segunda pesquisa consecutiva, sua presença no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora registrou um aumento de 2,7% em filtros gerais, consolidando ainda mais sua posição em relação à medição anterior. No entanto, a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) continua próxima no ranking FM.
O maior avanço dentro do top 5 foi da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), que cresceu mais de 5% na comparação com a pesquisa passada. Isso consolidou a posição da emissora, conquistada na medição anterior, e a aproximou tanto da Ouro Verde FM Easy quanto do top 3. Em alcance, a 103.9 FM segue entre os três maiores números do mercado, com mais de 645 mil ouvintes únicos.
Já a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) continua sendo a emissora mais próxima do top 5 em períodos gerais, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Mais destaques
Chama a atenção o forte crescimento de duas emissoras que aparecem logo na sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes) vive um de seus melhores momentos recentes em audiência, com um crescimento superior a 14% em relação à pesquisa anterior. Esse desempenho consolida ainda mais sua posição no ranking FM e reduz a distância para as emissoras que estão à frente.
O mesmo ocorre com a Clube FM 101.5 (popular/hits), que agora se encontra em uma posição mais confortável no ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), após registrar um crescimento superior a 15,5% — a maior alta percentual de audiência entre as dez primeiras colocadas em Curitiba.
A Mercosul FM 92.9 (popular/sertaneja) aparece na sequência, agora um pouco mais isolada em sua posição no ranking de audiência. Já a Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes) continua fechando o top 10 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com novo avanço em relação à medição anterior.
Destaque também para a BandNews FM 96.3 (jornalismo), que registrou crescimento de quase 10% em audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e se aproximou do top 10, intensificando a disputa por uma vaga entre as dez maiores audiências do mercado e se destacando dentro de seu formato. Logo atrás está a Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop), que registrou um aumento de mais de 18% em audiência e também encostou no top 10.
Na sequência, outras duas FMs se destacaram pelos movimentos positivos: a Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes), que atravessa uma nova fase em sua programação e gestão, avançou mais de 12% em relação à pesquisa anterior. Já a CBN FM 95.1 (jornalismo/esportes) apresentou uma alta de mais de 22%, ganhando duas posições no ranking e se aproximando da Rádio T FM 104.9 (popular/hits), que também registrou crescimento.
Panorama anterior:
> Panorama: 98 FM e Massa FM mantêm as maiores audiências; Mundo Livre FM retorna ao top 3 e Jovem Pan FM ao top 5 em Curitiba
Mudanças metodológicas na pesquisa de rádio a partir de janeiro de 2025
A Kantar IBOPE Media informou que implementou mudanças técnicas e metodológicas em sua pesquisa de rádio a partir da entrega dos dados de janeiro de 2025, ou seja, impactando a partir desse trimestre. Entre as principais atualizações está a adoção das novas estimativas populacionais baseadas no Censo IBGE 2022, complementadas pela PNADC 2024 com projeções para o ano de 2025. Além disso, a distribuição de classe social seguirá os dados do Levantamento Socioeconômico (LSE) 2024.
Outra alteração significativa é a exclusão da faixa etária de 10 a 14 anos das análises, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Em contrapartida, a pesquisa ampliará a amostra online, que passará a representar 40% das entrevistas, e incluirá os targets 60-69 anos e 70+, refletindo o aumento dessa população e seu impacto econômico.
Além disso, de acordo com a Kantar, foram aprimoradas as análises de perfil de público por zonas geográficas, proporcionando uma visão mais detalhada do consumo de rádio. A Kantar IBOPE Media reforça que, devido à atualização do universo para 15+, recomenda-se ao mercado cautela na comparação dos dados de 2025 com anos anteriores.
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.
Vista para a região do Parque Barigui, com o Ecoviile ao fundo, em Curitiba / crédito: Biblioteca Canva
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.