Terça-Feira, 20 de Maio de 2025 @ 16:25
Sorocaba - Líderes estão isoladas no topo do ranking FM; Top FM completa o top 3 de audiência em períodos gerais
Sorocaba, cidade que é atualmente o segundo município mais populoso do interior do Brasil, segundo o Censo de 2022, acompanhou a realização de mais uma pesquisa especial da Kantar IBOPE Media. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 14 de abril deste ano e apontou duas FMs disputando de forma acirrada a liderança de audiência local. O total de ouvintes únicos também chama a atenção, com três estações se destacando nesse quesito. A pesquisa é impactada pelas mudanças de metodologia e estimativas populacionais implementadas pela Kantar desde janeiro passado. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/7 a 14 de abril de 2025):
Disputas de destaque
A Antena 1 FM 88.3 (adulto-contemporâneo) reapareceu como o maior volume de audiência em Sorocaba em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora já havia liderado nesse mesmo quesito em 2022 e esteve muito próxima dessa posição em 2024. O feito reforça o bom momento vivido pela marca em regiões próximas, como a presença no top 3 geral de audiência na Grande São Paulo e também a liderança geral em Campinas. Ainda em Sorocaba, a 88.3 FM registrou 125 mil ouvintes únicos, figurando entre as três maiores nesse indicador.
Na sequência, a Band FM 102.7 (popular/hits) aparece muito próxima da atual líder, com uma diferença inferior a 200 ouvintes na média por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A disputa entre a Band FM e a Antena 1 pela liderança em Sorocaba tem se mantido desde 2022, sendo que, em 2024, a 102.7 FM levou a melhor. Em alcance, a Band FM também figura como vice-líder geral, com mais de 152 mil ouvintes únicos na cidade.
O top 3 de audiência é completado pela Top FM 100.5 (popular/sertanejo), que voltou a figurar nessa posição em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida de perto pela Rádio Vanguarda FM 94.9 (popular/sertanejo). Ambas as emissoras têm disputado essa colocação em Sorocaba nas últimas medições. Em alcance, a 100.5 FM ultrapassa os 101 mil ouvintes únicos, enquanto a Vanguarda aparece com mais de 121 mil.
A Jovem Pan FM 91.1 (jovem/pop) também cravou uma marca muito próxima do top 3 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posicionando-se logo após a Top FM e a Rádio Vanguarda. No entanto, o principal destaque da 91.1 FM está no alcance: a Jovem Pan FM é a líder geral nesse quesito em Sorocaba, com quase 166 mil ouvintes únicos, segundo a pesquisa.
Sorocaba e a pesquisa
Sorocaba está entre as praças mais populosas do interior brasileiro e também é considerada como uma das mais importantes no cenário econômico nacional. O dial FM sorocabano é atingido por muitas estações originadas em outras cidades próximas e a pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media costuma considerar cerca de 16 emissoras na praça sorocabana. Na pesquisa atual são apenas seis rádios assinantes.
Também é importante considerar as movimentações ocorridas no dial FM local nos últimos meses, com as entradas de novos projetos no ar. Todas as novidades podem ser conferidas aqui, através de matérias publicadas pela redação do tudoradio.com.
Outro detalhe importante: a pesquisa considera as praças de Sorocaba e Votorantim na medição, cidades que estão conurbadas, com intensa ligação econômica e social entre elas. Sorocaba tem 723.682 habitantes segundo o Censo de 2022 do IBGE e Votorantim conta com 137.119.
Veja também:
> Panorama: Band FM lidera e define ranking FM de Sorocaba no detalhe com a Antena 1
Mudanças metodológicas na pesquisa de rádio a partir de janeiro de 2025
A Kantar IBOPE Media informou que implementou mudanças técnicas e metodológicas em sua pesquisa de rádio a partir da entrega dos dados de janeiro de 2025, ou seja, impactando a partir desse trimestre. Entre as principais atualizações está a adoção das novas estimativas populacionais baseadas no Censo IBGE 2022, complementadas pela PNADC 2024 com projeções para o ano de 2025. Além disso, a distribuição de classe social seguirá os dados do Levantamento Socioeconômico (LSE) 2024.
Outra alteração significativa é a exclusão da faixa etária de 10 a 14 anos das análises, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Em contrapartida, a pesquisa ampliará a amostra online, que passará a representar 40% das entrevistas, e incluirá os targets 60-69 anos e 70+, refletindo o aumento dessa população e seu impacto econômico.
Além disso, de acordo com a Kantar, foram aprimoradas as análises de perfil de público por zonas geográficas, proporcionando uma visão mais detalhada do consumo de rádio. A Kantar IBOPE Media reforça que, devido à atualização do universo para 15+, recomenda-se ao mercado cautela na comparação dos dados de 2025 com anos anteriores.
+ Kantar IBOPE Media comunica mudanças na medição de audiência de rádio para 2025
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Sorocaba: clique aqui.
Horizonte urbano noturno de Sorocaba, no interior de São Paulo / Biblioteca Canva