Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025 @ 06:44
Campinas – Jovem Pan FM segue em alta e se aproxima do top 3, além de assumir a liderança em alcance; Jovem Pan News e CBN também avançam
O rádio de Campinas teve um desempenho positivo na mais recente pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. Houve um avanço de audiência superior a 3% na comparação com a medição anterior da praça do interior paulista, considerando filtros gerais. O levantamento também apontou mudanças no ranking FM de audiência e de alcance, com destaques para diferentes estações. Acompanhe como foi (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2025):
Mudança no topo
Após sete pesquisas consecutivas, Campinas registrou uma mudança na liderança do ranking FM de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Educadora FM 91.7 (jovem/pop), que havia ocupado a primeira colocação até novembro do ano passado (trimestre agosto a outubro/2024), retomou essa posição de destaque após um forte avanço de mais de 13% em sua média no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso, a 91.7 FM saltou da terceira para a primeira colocação no ranking de audiência, além de registrar 185 mil ouvintes diferentes no alcance máximo.
Já a Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo), que liderou os últimos sete resultados nesse mesmo período, desde a atualização de dezembro (trimestre setembro a novembro/2024), segue próxima da nova líder e continua na disputa pela ponta. A estação também mantém um alcance expressivo, com mais de 160 mil ouvintes diferentes.
A briga pelas primeiras posições se intensificou. A Band FM 106.7 (popular/hits) fecha o top 3 e apresentou uma variação positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que reduziu a distância para a Antena 1. Em alcance, a Band FM está próxima de 180 mil ouvintes diferentes. Na sequência, aparecem a Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop) e a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo), que se destacam pela proximidade entre si nos números.
Dois movimentos merecem atenção: a Jovem Pan FM manteve a tendência de alta e se aproximou ainda mais do top 3, com avanço de quase 5% em filtros gerais. A emissora também assumiu a liderança em alcance máximo, agora com mais de 197 mil ouvintes diferentes em Campinas. Já a Rádio Laser cravou a segunda maior alta entre todas as estações medidas, com crescimento de quase 18% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a posicionou entre as principais concorrentes pela terceira colocação. Em alcance, a 93.3 FM está próxima de 119 mil ouvintes.
Mais destaques
Outro destaque foi o desempenho da Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica), que registrou um crescimento de quase 20% na audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo essa a maior alta entre as FMs assinantes da medição. Com isso, a 89.3 FM se aproximou de vez da Cidade FM 92.5 (popular/hits), que segue à frente e estável nos principais recortes de audiência. Em alcance, a Nativa FM está com mais de 126 mil ouvintes diferentes, enquanto a Cidade FM soma hoje mais de 138 mil neste mesmo indicador.
As estações jornalísticas Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) e CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) também registraram altas importantes de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O avanço reduziu a distância entre ambas e também em relação à Novabrasil FM 103.7 (adulto/nacional-MPB), que se manteve estável na medição. A diferença entre a Jovem Pan News e a Novabrasil é inferior a 50 ouvintes na média por minuto, apontando o acirramento na disputa por posições.
Outra emissora que se destacou em crescimento percentual no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi a Rádio Educativa FM 101.9 (adulto/educativa), com alta próxima de 15%, o que diminuiu sua distância em relação ao top 10 nos filtros gerais. A Kiss FM 107.9 (adulto/rock) também avançou, com crescimento superior a 9,5%, ganhando uma posição no ranking FM de audiência. Na sequência, aparece a Rádio Bandeirantes FM 85.7 (jornalismo/esportes).
Panorama anterior:
> Panorama: Educadora FM e Jovem Pan FM ampliam disputa no top 3; Cidade FM dispara e Antena 1 segue líder em Campinas
+ Kantar IBOPE Media comunica mudanças na medição de audiência de rádio para 2025
Dial FM com muitas emissoras
A pesquisa da Kantar IBOPE Media em Campinas mede aproximadamente 23 emissoras. É importante ressaltar que a cidade está entre as regiões com maior concentração de estações no dial FM, conforme pode ser verificado no site tudoradio.com: clique aqui para visualizar e ouvir a lista de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas localmente ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.
Vale mencionar também que a pesquisa de audiência de Campinas não abrange a região metropolitana, que está entre as mais populosas do país.
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.
Vista panorâmica da região da Norte-Sul e Cambuí, em Campinas / crédito: depositphotos.com