




Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2025 @ 13:13
São Paulo - Maravilha FM, Massa FM, Jovem Pan News, Band FM, Antena 1 e Jovem Pan FM estão entre as redes que mais avançaram em novas emissoras neste ano
O ano está quase no fim, mas o mercado de rádio segue muito movimentado quando o assunto são novidades nos dials FM, seja por projetos locais novos, migrações do AM e OC para o FM ou pelas expansões de redes interestaduais de diferentes formatos de programação. Independentemente do modelo de atuação, por afiliações ou estações próprias, várias bandeiras apresentaram novidades importantes em suas composições de rede. Há aquelas que apresentaram números expressivos de estreias, outras se concentraram em praças estratégicas, e há projetos que mantiveram o mesmo ritmo de inaugurações visto nos anos anteriores. Salvo alguma estreia antecipada de última hora, o tudoradio.com publica hoje (23) um levantamento do quadro de expansão consolidado para 2025. Acompanhe:
Entre as redes nacionais, marcas como Massa FM, Jovem Pan News, Band FM, Antena 1, Jovem Pan FM, Clube FM, Metropolitana FM e Rádio Mix FM chamaram a atenção pela quantidade de inaugurações em 2025. A Massa FM apareceu com o maior número de afiliadas entre as redes nacionais, com 14 estreias neste ano. Já a Jovem Pan News contou com nove entradas, um recorde para a trajetória da rede jornalística do Grupo Jovem Pan, que já aponta para um 2026 agitado, com quatro novas afiliadas anunciadas para janeiro, incluindo o Rio de Janeiro.
A Antena 1 também foi outra rede nacional com uma marca histórica, seja pela quantidade de estreias, seja pelo tamanho dos mercados que receberam a rede em 2025. Na lista estão praças como Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Juiz de Fora, entre outras. E, conforme já antecipado pelo tudoradio.com, janeiro já deverá ser agitado na expansão da Rede Antena 1, com inaugurações previstas para Manaus, Ribeirão Preto e Araraquara.
Outras redes nacionais tradicionais também tiveram expansões significativas em 2025: a Jovem Pan FM, maior rede de rádios em formato de afiliação no FM brasileiro, retornou aos mercados de Belém, Uberlândia, Araraquara e Três Lagoas, além de apresentar novidades como Mococa e Jales. Já a Band FM teve um forte ritmo de estreias, com emissoras próprias em mercados como Rio de Janeiro e Porto Alegre, além de afiliações em Santos, Araraquara / Matão, Ji-Paraná, entre outras. E a Rádio Mix FM manteve o ritmo dos anos anteriores, com seis inaugurações, com destaque para a expansão em território paulista.
Marcas tradicionais no dial, mas com atuação mais recente como redes nacionais, também se destacaram: a Metropolitana FM levou sua rede para mercados grandes como Salvador, Goiânia, Maceió, entre outros. Já a Clube FM chegou a Natal e teve uma expansão mais concentrada em mercados do interior do Sul e Sudeste. E a estreante Classic Pan já chegou com quatro estreias relevantes, incluindo praças como Belo Horizonte, Sorocaba, Joinville e Araraquara.
Também foram destaques a chegada da Rádio Melodia a Salvador e ao interior sul-mato-grossense, a Rádio Bandeirantes ao dial FM de Brasília, Novo Tempo no Rio de Janeiro, as três estreias em praças de grande porte feitas pela Novabrasil FM (João Pessoa, São José dos Campos e Vitória), a entrada da Nativa FM em Manaus e no interior do Paraná (Umuarama), o retorno da FM O Dia ao dial FM de Belém, o retorno da Rede Aleluia aos mercados de Campinas e Campina Grande, além das inaugurações em capitais por parte da Alpha FM (em Florianópolis) e da 89 FM A Rádio Rock (que chegou a Curitiba).
Fenômeno Maravilha FM
O maior número de estreias para uma marca ficou com a Maravilha FM, projeto de formato religioso/gospel que atua de forma interestadual, cobrindo mercados importantes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Estreante em 2024 a partir do lado fluminense, o projeto teve forte expansão em território mineiro em 2025, adicionando mercados como Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Uberaba, Ipatinga, Patos de Minas, entre outros. Foram, ao todo, 15 novas estações neste ano, com indicativos de que o começo de 2026 deverá ser movimentado para a Maravilha FM.
Novas marcas
A TMC foi uma das movimentações mais acompanhadas pelo mercado nesta reta final de 2025. O reposicionamento da tradicional Rede Transamérica em uma nova rádio de formato jornalístico e com um novo nome movimentou mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Recife, em estações próprias da nova rede controlada pelo GC2 (Grupo Camargo de Comunicação).
Outra novidade veio de Brasília, com a até então Norte FM passando a operar como Liga FM, de formato popular/hits. Sediada na capital federal, a novidade também impactou Manaus, além das estreantes emissoras em João Pessoa, Campina Grande e Boa Vista.
É uma corrida por expansão?
Não necessariamente. As redes nacionais e interestaduais possuem planejamentos distintos. Algumas priorizam crescimento em larga escala, independentemente do tamanho dos mercados, outras focam determinadas praças e o formato de atuação de suas programações também influenciam nessas estratégias.
Outro ponto que interfere no ritmo de expansão é o momento atual da rede: é comum passarem por um período de menor número de estreias e depois engatar uma sequência de mais novidades. Além das estratégias e perfil de projetos influenciarem, a velocidade das tratativas após as prospecções e o atual momento da futura afiliada podem impactar nesse processo. E também é relevante considerar o tamanho das praças inauguradas, pois isso amplia de forma significativa a população atendida por uma determinada rede.
O levantamento
Acompanhe a listagem das estreias de redes feitas em 2025, considerando estações já em expectativa, mas sem contabilizar entrantes já anunciadas, mas que não entraram no modo expectativa ou citaram a nova marca no ar.. Não foram consideradas saídas, migrações da faixa AM para o FM (quando a rede já operava em AM), redes estaduais ou trocas de canais com o mesmo afiliado.

Registro de algumas das emissoras apresentadas pelas redes que mostraram movimentação intensa em 2025
Vale lembrar que essas movimentações não se restringem às redes nacionais. O Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanha toda essa movimentação em tempo real, trazendo detalhes das alterações no FM brasileiro.
Confira a lista completa das novidades nos dials através do endereço: tudoradio.com/mapa.
+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país
Veja também:
> Redes nacionais seguem em expansão pelo país e contam com estreias programadas para este semestre
> Redes de rádio avançam no 1º semestre e tendência é de mais estreias em 2025
> Redes impactam mercados de diferentes portes em 2024 e já anunciam novidades para 2025
> Redes nacionais devem mudar vários dials em FM a partir desta reta final de 2024
> Redes movimentam dial FM brasileiro com novidades neste último trimestre de 2024


