




Terça-Feira, 30 de Dezembro de 2025 @ 07:02
São Paulo – Número é superior ao observado desde 2020. Curitiba teve 11 alterações em seu dial; São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza também registraram muitas mudanças no FM
Como tem sido costume nos últimos anos, o tudoradio.com fecha mais um ciclo realizando um levantamento sobre mudanças no dial FM de todo o país. O ano de 2025 foi marcado por muita movimentação em diferentes regiões do Brasil, e o recorte sobre as alterações nos dials das capitais estaduais exemplifica bem esse quadro agitado no mercado de rádio. Curitiba, capital do Paraná, chamou a atenção por contabilizar 11 mudanças no FM apenas neste ano. Fortaleza também está entre os destaques, com oito alterações. Os maiores mercados do país, São Paulo e Rio de Janeiro, registraram sete mudanças cada. Acompanhe os detalhes:
Curitiba foi novamente a capital com mais mudanças em seu dial FM, à exemplo do que foi visto em 2024, quando dividiu esse recorte com Brasília. E foram várias novidades neste ano na capital paranaense: surgimento das conhecidas marcas 89 FM A Rádio Rock FM 89.3 e Antena 1 FM 90.7, retorno de nomes como Lumen FM e Feliz FM, agora em novos canais, migração de eFM para a faixa convencional, como foi o caso da Rádio Banda B, que estava em 79.3 FM e passou para 89.7 FM, entre outras novidades que movimentaram o dial curitibano. A mudança da Transamérica para TMC, por meio da TMC FM 100.3, também impactou o mercado paranaense.

Registro de sintonia da 89 FM A Rádio Rock em Curitiba; Rádio Banda B em novo canal também aparece na imagem / tudoradio.com
Já Fortaleza teve três ondas predominantes de mudanças: surgimento de novas rádios públicas, que também coincidiu com outra onda, a de entrada de rádios no FM estendido. E, como tem ocorrido ao longo dos últimos anos, houve trocas de bandeiras religiosas em estações que têm abrigado projetos de formatos evangélico/gospel. Mas o dial local também passou por alterações em projetos comerciais, como o surgimento da Antena 1 FM 97.7 na capital cearense. A troca mais recente foi a chegada da Rádio Maria Brasil FM 97.1, de formato religioso/católico.
São Paulo teve como destaque o início da transição da FM 105.7 de Musical para o projeto Forbes Radio, que será lançado em definitivo no próximo ano. A entrada de rádios tradicionais no FM, como é o caso da Rádio Record FM 77.1, também esteve entre as novidades. E, é claro, a matriz da até então Rede Transamérica também virou novidade no dial paulistano, com o surgimento da TMC FM 100.1, no lugar da tradicional marca anterior.
O Rio de Janeiro, que também teve sete mudanças no total em 2025, igualando-se a São Paulo, viu o surgimento de projetos como a NovaParadiso FM 89.5, Band FM 91.1 e a entrada da Antena 1 FM 103.7 na rede nacional da mesma marca. A mudança da Transamérica movimentou o dial carioca com a TMC FM 101.3. E duas estreias no FM estendido também estiveram entre as novidades: a chegada da Rádio Manchete FM 76.9 (que já confirmou mudança para FM 96.1 em 2026) e da Sputnik FM, na Metropolitana FM 80.5.
As expansões de redes nacionais, já destacadas pelo levantamento feito pelo tudoradio.com sobre esse assunto, também movimentaram as capitais estaduais, com implantações de afiliadas das redes Alpha FM, Antena 1, Band FM, CBN, Classic Pan, Jovem Pan FM, Jovem Pan News, Massa FM, Metropolitana FM, Nativa FM, Novabrasil FM, entre outras. A troca de nome da Norte FM para Liga FM, gerida a partir de Brasília, também impactou algumas capitais estaduais.
Vale lembrar que o ano de 2026 já deve reservar uma série de mudanças, conforme já anunciado pelo tudoradio.com. Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro são alguns dos exemplos de novidades previstas já a partir do mês de janeiro, como a entrada da Forbes Radio FM 105.7 no mercado paulista e as estreias das rádios Jovem Pan News FM 90.7 e Jovem Pan FM 95.3 na capital fluminense.

Rádio Record captada em FM na capital paulista / crédito: Maurício Viel
O levantamento feito pelo tudoradio.com considera mudanças de marcas, de formatos, estreias de redes, inaugurações oficiais ou expectativas, trocas de frequências entre FMs e as migrações AM/OT/OC para o FM.
Como nos anos anteriores?
> Panorama: Rádio FM conta com mudanças em 24 das 27 capitais brasileiras em 2024
> Panorama: Rádio FM observa mudanças em 20 das 27 capitais brasileiras em 2023
> Panorama: Rádio FM conta com mudanças em 21 das 27 capitais brasileiras em 2022
> Panorama: Rádio FM registra mudanças em 21 das 27 capitais brasileiras em 2021
> Curiosidade: Rádio FM teve mudanças em 23 das 27 capitais brasileiras em 2020


